PGJ Lean Araújo recebe Assomal e discute lei que trata de promoções de PMs e bombeiros
Sancionada em 12 de dezembro de 2023, a Lei nº 14.751 organiza e padroniza funcionamento da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros
O procurador-geral de Justiça em exercício, Lean Araújo, recebeu, nesta quarta-feira (24), a presidência da Associação dos Oficiais Militares de Alagoas (Assomal). A entidade entregou à chefia do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) cópia da Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios, aprovada no final do ano passado. Após ouvir as reivindicações da entidade de classe, o MPAL se comprometeu em analisar a norma e promover tratativas em busca da resolução dos pleitos que, dentre outras coisas, trata sobre as promoções na carreira militar.
Sancionada em 12 de dezembro de 2023, a Lei nº 14.751 estabelece as normas gerais para organizar e padronizar o funcionamento da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Ao longo de 43 parágrafos, ela define direitos e deveres dos militares e estabelece vedações quanto a conduta desses profissionais. A legislação também trata das regras que devem ser observadas no momento da promoção de um militar, tanto pelo critério de merecimento quanto pelo de antiguidade. “E esse foi o principal pedido feito pela Assomal, no sentido de que analisemos esse regramento. Faremos isso, e já adiantamos que promoveremos as tratativas necessárias para criar um canal de diálogo com os atores envolvidos no cumprimento dessa obrigação”, afirmou Lean Araújo.
Para o presidente da Assomal, coronel Olegário Paes, a Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios foi uma grande conquista à classe e, para que ela realmente beneficie os profissionais, há dispositivos que precisam ser melhor observados. “Esperamos mais de 20 anos para que a lei fosse sancionada, ou seja, ela era um pleito antigo da categoria, com cada um dos critérios tendo fundamental importância. Um deles é o que trata das promoções. Quando elas ocorrem conforme os ditames da lei, não há uma quebra de hierarquia e nem o ajuizamento de ações contra determinadas decisões. Então, viemos pedir ao Ministério Público para que interceda nessas discussões”, pontuou o oficial.
A reunião também foi acompanhada pelo diretor-geral do MPAL, Carlos Cabral, e pela diretora-secretária da associação, major Regina Carvalho.
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
