Leonardo Dias aprova lei que proíbe expulsão de entregadores por aplicativo sem direito à defesa
A medida, de acordo com o vereador, visa estabelecer medidas de proteção e garantias para os entregadores cadastrados em empresas de aplicativos de entrega
A Câmara Municipal de Maceió (CMM) aprovou, nesta quarta-feira (24), o Projeto de Lei de autoria do vereador Leonardo Dias (PL) que proíbe que entregadores por aplicativo sejam expulsos de plataformas sem direito à notificações e defesa.
A medida, de acordo com o vereador, visa estabelecer medidas de proteção e garantias para os entregadores cadastrados em empresas de aplicativos de entrega.
O lei prevê a obrigatoriedade de notificação aos entregadores em casos de descadastramento, suspensão ou exclusão de seus cadastros nas plataformas de entrega.
Além disso, legislação determina que os entregadores tenham o direito de apresentar um pedido de revisão após receberem a notificação de descadastramento, suspensão ou exclusão. Eles poderão fornecer imagens, vídeos ou outras evidências que possam esclarecer os fatos e defender seus interesses.
"A lei busca estabelecer normas e garantias para os entregadores cadastrados em empresas de aplicativos de entrega, reconhecendo a importância desses profissionais no contexto econômico atual e visando assegurar seus direitos fundamentais", destacou o vereador.
Para garantir o cumprimento da legislação, foram estabelecidas sanções para os aplicativos de entrega que descumprirem a lei. As multas podem chegar a partir de R$ 2,5 mil, com aumento em caso de reincidência.
Uma lei - também de autoria do vereador Leonardo Dias - proibiu que plataformas de transporte por aplicativo descadastrem os motoristas sem aviso prévio e direito à defesa.
Desde o início de seu mandato, Leonardo Dias tem sido a voz dos trabalhadores por aplicativo na Câmara de Maceió. Suas iniciativas incluem a criação das vagas azuis, a luta pela representação da categoria no conselho municipal de mobilidade urbana, bem como a revogação da legislação que regulamentava o exercício da profissão e o aumento da vida útil dos veículos.
Últimas notícias
Jovem de 20 anos é assassinado a tiros na zona rural de São Sebastião
Drogas enterradas são localizadas em imóvel abandonado em Arapiraca
Homem tenta se desfazer de sacola, mas acaba preso por tráfico de drogas em Arapiraca
Homem é baleado na cabeça e na mão durante ataque a tiros em Arapiraca
Turista do Rio de Janeiro é preso suspetio de estupro no Litoral Sul de Alagoas
[Vídeo] Viaturas da Guarda Municipal colidem durante deslocamento na AL-145, em Delmiro Gouveia
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
