Faixa reversível está em fase de teste na ladeira do Bebedouro
Intervenção busca dar fluidez no deslocamento da parte alta para a parte baixa
Para proporcionar maior celeridade no deslocamento dos maceioenses que utilizam a ladeira de Bebedouro para chegar às suas atividades, o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) realiza uma intervenção inédita. Trata-se de uma faixa reversível que proporciona uma segunda faixa de rolamento sentido parte baixa na região.
Com a novidade, das 6h às 9h, de segunda a sexta-feira, uma faixa de rolamento adicional de caráter reversível entra em operação, resultando em duas faixas no sentido Centro, em vez de apenas uma. A intervenção ocorre na Ladeira Professor Benedito da Silva, que liga os bairros de Bebedouro e Bom Parto, no trecho que vai desde a saída da Chã da Jaqueira até as instalações da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).
Devido ao projeto, a faixa central é revertida para o sentido oposto, na qual passam a se acomodar os veículos que vêm da Chã da Jaqueira e que seguem sentido parte baixa. Desta forma, são eliminados os conflitos entre veículos provenientes da Santa Amélia, que agora seguem sem nenhuma interferência.
Depois das 9h, quando a movimentação de veículos é reduzida, o fluxo é normalizado e voltam a existir duas faixas sentido parte alta e uma no sentido parte baixa.
“Diariamente, nosso corpo técnico avalia a movimentação de veículos na capital para implementar mudanças. Falando do Bebedouro, estudos prévios já apontam uma redução de 15 minutos no deslocamento dos veículos. A tendência é que o ganho de tempo aumente ainda mais com a adaptação dos condutores”, destacou o diretor-presidente do DMTT, André Costa.
A equipe de Engenharia de Tráfego realizou monitoramento da operação realizada pelos Agentes de Trânsito no período de adaptação e orientação dos condutores, e a próxima etapa consiste na implantação de sinalização para regulamentar a faixa reversível. A operação, que vem sendo realizada pelos agentes desde a última segunda-feira (29), também apresentou um ganho considerável para o transporte público que atende a região, com a redução no tempo de viagem.