Guia de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa é lançado em Alagoas
Documento reúne orientações práticas para prevenir, identificar e combater à violência, fortalecendo a rede de proteção

Com o objetivo de preparar os municípios alagoanos para as ações do Junho Violeta, mês dedicado ao combate à violência contra a pessoa idosa, a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) lançou nesta quarta-feira (8), no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), em Maceió, o Guia Prático de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa. O documento é um importante instrumento de qualificação para os serviços e profissionais que integram o sistema de proteção e garantia dos direitos da pessoa idosa.

O guia elaborado pela Secdef reúne dados, orientações e diretrizes para os profissionais que atuam com esse público. O conteúdo se baseia na Política Nacional da Pessoa Idosa, e traz estratégias, indicações instrumentais e materiais gráficos relacionados ao Junho Violeta. Ele ainda traz informações sobre a importância da notificação dos casos de violência contra a pessoa idosa, estratégias para o enfrentamento a esses casos, canais de denúncia e sugestões para a implantação e efetivação da Rede de Atenção à Pessoa Idosa.
De acordo com a secretária Municipal de Assistência, Inclusão e Desenvolvimento Social de Palmeira dos Índios, Soraya Albuquerque, o guia é fundamental para a Política de Assistência Social. "Esse documento vai nortear os municípios na programação do Junho Violeta e também os serviços, programas e projetos que trabalham no enfrentamento à violência contra a pessoa idosa", enfatizou a gestora.
A Secdef tem o papel de liderar ações na promoção dos direitos da pessoa idosa, bem como promover mobilizações significativas quanto ao respeito para esse segmento populacional. A secretaria busca chamar a atenção das instituições para reflexão e participação sobre a violência contra a pessoa idosa, fomentando ações na perspectiva de garantia de direitos.
Para a secretária da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Arabella Mendonça, o lançamento deste documento mostra o compromisso do Estado em fornecer aos municípios orientações precisas e eficazes para que se alcance o objetivo de atender bem à população. A gestora também ressalta a importância da conscientização dos gestores sobre as questões de violação de direitos da pessoa idosa.
“É fundamental, para a efetivação das políticas públicas, que todas as instâncias do poder público estejam falando a mesma língua no que diz respeito à garantia dos direitos adquiridos pela população. A pessoa idosa tem direito a uma velhice saudável e digna, e é papel do Estado, das famílias e da sociedade como um todo assegurar que esse direito seja acessado”, afirma Mendonça.
No lançamento, instituições e secretarias municipais das cidades de Arapiraca, Flexeiras, Maceió, Maragogi, Palmeira dos Índios e União dos Palmares, selecionadas no chamamento público, tiveram a oportunidade de compartilhar experiências exitosas de serviços e programas que garantem os direitos da pessoa idosa em Alagoas.
O coral Rouxinol, composto por 35 pessoas idosas que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Flexeiras, encerrou o evento com uma apresentação musical.
Em breve, o guia estará disponível online no site da Secdef, para que todos os interessados possam acessá-lo e fazer o download do documento.
Junho Violeta
Criada em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, a campanha Junho Violeta foi instituída para atuar como forma de conscientização da sociedade, bem como para promover os direitos da pessoa idosa. A campanha reforça o debate acerca da violência e promove iniciativas que garantem dignidade à pessoa idosa, estimulando assim o envelhecimento saudável e ativo.
Veja também
Últimas notícias

SMTT intensifica fiscalização no canteiro central da Rua Engenheiro Camilo Collier, em Arapiraca

Inscrições abertas oficina de construção de foguetes em Arapiraca

Após ser absolvido, Daniel Alves recupera passaportes e já pode voltar ao Brasil

Mulher que matou filhos com ‘chumbinho’ tentou intoxicar marido

Governo de Alagoas marca presença no Infra Nordeste GRI 2025 com debate sobre saneamento

Turista dos EUA é preso por tentar se aproximar de tribo isolada em ilha
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
