Política

Deputado Ricardo Nezinho é elogiado pela presidenta do Conselho Estadual da Pessoa Idosa por sua defesa aos idosos

O carinho e atenção do deputado, tem sido fundamental para o cuidado da pessoa idosa no estado

Por 7Segundos com Assessoria 02/04/2024 09h09 - Atualizado em 02/04/2024 10h10
Deputado Ricardo Nezinho é elogiado pela presidenta do Conselho Estadual da Pessoa Idosa por sua defesa aos idosos
Deputado Ricardo Nezinho é elogiado pela presidenta do Conselho Estadual da Pessoa Idosa por sua defesa aos idosos - Foto: Cortesia

O apoio, a atenção e o carinho que o deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB) tem com a pessoa idosa ganhou destaque durante a solenidade de lançamento do novo cartão da pessoa idosa, ocorrido no Palácio República dos Palmares.

A presidenta do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Maria Betânia Jatobá elencou as várias ações de Ricardo Nezinho que beneficiaram a categoria.

“O deputado Ricardo Nezinho nos apoiou e levou até a Assembleia Legislativa a criação da política da pessoa idosa em Alagoas. Ela foi aprovada e, depois, sancionada pelo governador Paulo Dantas. Agora estamos fortalecendo e implementando os conselhos municipais”, disse a presidenta do Conselho.

“Quando assumimos o Conselho Estadual só existiam 15 conselhos municipais ativos. Hoje, já temos quase 50 implantados e regulamentados. Como Conselho e com a existência da lei, podemos cobrar e acompanhar as ações na saúde, na educação, na assistência, na segurança”, comentou Betânia.

“Ricarso Nezinho é muito sensível à causa da pessoa idosa. Sempre nos recebeu de braços abertos e com muita vontade de ajudar. Conseguimos ampliar o Conselho Estadual para abrigar secretarias importantes nas decisões e ações na política estadual da pessoa idosa. Isso também teve a participação direta do deputado”, relatou.

Maria Betânia Jatobá elogiou o deputado Ricardo Nezinho por mais uma conquista: a criação do Fundo Estadual da Pessoa Idosa. Tornando-se fundamental para que, a partir de 2024/2025, o Conselho Estadual ganhe recursos com os setores competentes, emendas parlamentares, do imposto de renda, entre outros.

Com os recursos destinados ao Conselho, a presidenta ressalta que irá desenvolver muitas ações, principalmente nas instituições de longa permanência. Alagoas tem mais de 30 instituições e precisam de recursos financeiros para dar uma assistência mais digna às pessoas idosas que são institucionalizadas.

Quase mil pessoas idosas que vivem nas instituições no estado, são abandonadas pela família ou então não têm núcleo familiar em situação de proteção. Muitos perderam as famílias, moravam sozinhos e a alternativa é buscar o local de longa permanência, que muitos chamam de abrigos, mas o termo oficial é Instituição de Longa Permanência.

“Tudo isso tem sido conquistado com a atenção e o carinho do deputado estadual Ricardo Nezinho. Tem sido um grande defensor da causa da pessoa idosa na Assembleia Legislativa e, consequentemente, também do governador Paulo Dantas que tem nos apoiado nas causas”, elogiou Maria Betânia.

Em resposta ao elogio da presidenta do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Ricardo Nezinho agradece as palavras ditas e pelo sentimento da Maria.

“Que a causa seja vista com bons olhos por toda a população e pelos governos com a implantação de ações que possam facilitar e ajudar no desenvolvimento da faixa etária que conta com enorme experiência de vida e tem muito a nos ensinar. Agradeço demais pelas palavras e pelo sentimento da Maria Betânia, uma guerreira junto com todo o conselho”, enalteceu o deputado estadual.