“CPI da Braskem chega à mesma conclusão do nosso trabalho”, diz Leonardo Dias
Declaração foi dada em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Maceió

Em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Maceió (CMM), o vereador Leonardo Dias (PL) repercutiu a recente posição da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem no Senado, que ratificou o trabalho realizado pela Comissão Especial Parlamentar dos Bairros em Afundamento de Solo (CEPBAS) em 2022.
Dias, que foi o propositor e presidente da comissão na CMM, enfatizou o apelo feito pelos membros da CPI no Senado para a realocação dos moradores da região dos Flexais, confirmando uma demanda que já havia sido levantada pela CEPBAS.
"Ontem a CPI da Braskem no Senado visitou os bairros em afundamento de solo de Maceió e dois anos e três meses depois chegaram à mesma conclusão que a CEPBAS alcançou. Em fevereiro de 2022, encaminhamos uma correspondência ao MPF solicitando a realocação dos moradores dos Flexais, mas até hoje aquelas pessoas ainda continuam lá", destacou Dias.
"Sinto-me bastante tranquilo, pois durante o mandato da comissão realizamos um trabalho de excelência, e esta posição da CPI apenas ratifica o que afirmamos há dois anos", complementou.
Durante seu pronunciamento, Dias abordou a declaração da CPI de que as áreas evacuadas não podem ser propriedade da mineradora. Ele ressaltou uma legislação de sua autoria que proíbe a utilização dessas áreas em afundamento de solo pela Braskem.
"Espero que possamos garantir o uso apropriado desses locais. Eles declararam que tais áreas não podem ser da Braskem. O mínimo que podíamos fazer foi estabelecido através de uma lei de minha autoria, que veta a emissão de alvarás para construções nessas regiões até que a questão do Plano Diretor seja resolvida", prosseguiu.
Por fim, Leonardo reafirmou seu compromisso de continuar lutando por justiça para os maceioenses que foram obrigados a deixar suas casas devido ao desastre ambiental causado pela mineradora.
"Estarei sempre engajado na luta para que essa área seja devolvida à população como espaços públicos. Não podemos permitir que a memória dessas pessoas seja desrespeitada pela Braskem", concluiu.
Desde o início de seu mandato, Leonardo Dias tem sido um defensor ativo dos moradores afetados pelo afundamento de solo em Maceió. Em 2020, ele propôs e presidiu a Comissão Especial Parlamentar dos Bairros em Afundamento de Solo (CEPBAS). O vereador também intermediou junto ao Executivo Municipal uma atualização na lei 6.900/2019, estendendo isenções fiscais aos residentes das áreas afetadas, incluindo também as localidades vizinhas.
Veja também
Últimas notícias

Morre aos 44 anos MC Pink, filha caçula de Garrincha

Câmara de Maceió divulga estudantes selecionados para participar do programa Plenarinho

Arapiraca amplia oferta de cursos profissionalizantes em parceria com o Senac

Saúde e mobilidade urbana: Luciano Barbosa entrega duas grandes obras nesta segunda-feira (6)

Em audiência pública, Carol Dias defende planejamento antecipado para acolhimento de idosos

Vice-governador e presidente da Conab lançam 1ª etapa do Programa de Aquisição de Alimentos 2025
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
