Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Coqueiro Seco, é tombada pelo Governo Federal
Secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destaca importância histórica
A Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, situada em Coqueiro Seco, na região metropolitana de Alagoas, foi oficialmente tombada nesta quinta-feira (9), durante a 104ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. O prédio histórico agora está inscrito nos Livros do Tombo das Belas Artes e do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, que reconhecem a sua importância histórica e arquitetônica.
"O tombamento da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens é um marco para a história e a cultura de Alagoas. Esta edificação não apenas representa um patrimônio arquitetônico singular, mas também é um testemunho vivo da devoção e da identidade religiosa da região desde os tempos coloniais. Sua importância vai além das paredes físicas, pois se integra de forma única à paisagem e à história da cidade, refletindo a interação entre fé, arte e vida cotidiana", destaca a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas.
Para o Gerente de Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Pablo Maia, o tombamento representa um reconhecimento do valoroso patrimônio que o estado de Alagoas possui, de relevância nacional. “Os detalhes arquitetônicos, como os singulares embrechados das torres, de uma arquitetura que remonta ao século 18 e se estende até o século 19, evidencia a riqueza histórica e cultural desta edificação. Este é apenas um exemplo do vasto patrimônio histórico e também referência religiosa para diversas manifestações imateriais associadas que Alagoas tem a oferecer, não apenas aos alagoanos, mas a todo o país”, disse o gestor.
A edificação, iniciada em 1790 e concluída nos primeiros anos do século XIX, se destaca pela sua qualidade artística, combinando elementos dos estilos rococó e neoclássico. Além disso, sua posição estratégica no alto de um morro, voltada para a Lagoa Mundaú, a destaca como um ponto de referência histórica e cultural na região.
O tombamento não apenas reconhece o valor arquitetônico da igreja, mas também ressalta sua importância como centro de devoção e celebração religiosa. Anualmente, em 6 de janeiro, a comunidade local presta homenagens à padroeira Nossa Senhora Mãe dos Homens com festividades, procissões e missas, reforçando os laços históricos e espirituais que unem a população à sua herança cultural.
Dados obtidos por meio de pesquisa realizada durante o processo de reconhecimento da Igreja como Patrimônio Cultural do Brasil revelam que a imagem de Nossa Senhora Mãe dos Homens, esculpida em madeira dourada, adorna a edificação desde 1791. A figura da Virgem Maria, segurando o Menino Jesus no braço esquerdo e abençoando os fiéis com a mão direita, é representada em uma escultura monumental de aproximadamente 1,40 metros de altura.
Integração entre igreja, paisagem e cidade
Destaque turístico e de relevância socioeconômica para o estado de Alagoas, a Lagoa Mundaú, que se estende da capital Maceió e alcança as cidades de Santa Luzia do Norte e Coqueiro Seco até encontrar o oceano Atlântico, permitiu o florescimento de uma cultura ribeirinha na região, baseada especialmente na pesca do sururu, iguaria de destaque local até hoje.
O transporte lacustre também foi um traço marcante de Coqueiro Seco, sendo um meio de chegada e saída da cidade. Nesse sentido, os modos de vida e ocupação emergentes daquela paisagem constituída pela vegetação, especialmente de coqueiros, e pela lagoa foram determinantes para orientar a construção integrada da Igreja, que foi erguida exatamente virada para a Lagoa Mundaú, podendo assim ser avistada à distância por sua localização privilegiada no alto de um morro e a cerca de 200 metros da orla da lagoa.
Do mesmo modo, a edificação da Igreja no alto do morro, em posição destacada, como era comum na ordenação urbana católica, transformou o sentido da urbanização da cidade, na medida em que os espaços religiosos tinham protagonismo na vida social. Se anteriormente as pequenas casas ocupavam as margens da lagoa, após a implantação da Igreja, a cidade cresceu monte acima e a envolveu.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
