Campanha Registre-se inicia com ações no Benedito Bentes
Mutirão é uma parceria do CNJ, TJAL e os cartórios de registro civil
Dezenas de pessoas estiveram presentes, nesta segunda-feira (13), na Escola Municipal Paulo Henrique Costa Bandeira, no Benedito Bentes, para conseguir a primeira ou segunda via da certidão de nascimento e outros documentos, durante a 2° Semana Nacional do Registro Civil- Registre-se!.
A semana foi criada pela Corregedoria Nacional de Justiça e tem como objetivo enfrentar o sub-registro civil, bem como ampliar o acesso à documentação básica às pessoas em estado de vulnerabilidade. Em Maceió, ocorre nesta segunda e terça-feira (14). Já na quinta (16) e sexta-feira (17) é a vez da cidade de Palmeira dos Índios.
A edição deste ano é destinada principalmente a pessoas em situação de rua, populações indígenas, adolescentes do Sistema Socioeducativo e pré-egressos do Sistema Prisional.
"Essa semana tem como intuito fornecer a documentação básica à população de forma gratuita. A certidão de nascimento é a porta de entrada para o pessoa se tornar um cidadão e ter direito a diversos programas sociais, matricular-se na escola, acesso à saúde e tantos outros serviços. Os cartórios de registro civil tem esse papel importante e estamos aqui para ajudar", disse Wagner Falcão, presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de Alagoas (Arpen-AL).
Taise da Silva, 27 anos, esteve na escola para tirar a segunda via da certidão de nascimento. A jovem está se preparando para o casamento civil e precisava da documentação. "Amanhã será a vez do meu noivo vir. Devido ao horário de trabalho não pôde está aqui comigo".
Para o Corregedor-Geral da Justiça de Alagoas, Des. Domingos Neto, a campanha ‘Registre-se!’ tem como objetivo resgatar a dignidade dos cidadãos. “Eu costumo dizer isso desde as minhas épocas de atuação itinerante, que o verdadeiro papel das entidades é o que envolve a identificação do cidadão".
De acordo com o juiz Anderson Passos, auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Alagoas, a campanha tem o intuito de alcançar públicos diversos e, principalmente, pessoas que nunca tiraram registros civis.
“Nós sabemos que muitas pessoas ainda não foram registradas e muito mais, ainda, são aquelas indocumentadas, que são as pessoas que já foram registradas mas não possuem esses registros porque perderam de alguma forma", colocou.
Últimas notícias
Rafael Brito celebra vitória de Lula e a garantia de investimentos na educação do país
Semana Estadual do Livro e Bibliotecas reúne programação cultural em Alagoas
HGE participa do diagnóstico e tratamento de criança de dois anos com pancreatite
Aplicativo do Programa Saúde Até Você Digital alcança mais de 140 mil consultas
Thiago Prado diz que liberar comércio na orla prejudicaria ambulantes antigos
Hemoal faz coleta de sangue e cadastro de medula óssea em centro universitário
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
Após prefeitura repor lâmpada, dono de sucata desafia moradores e arranca braço de poste
