Campanha Registre-se inicia com ações no Benedito Bentes
Mutirão é uma parceria do CNJ, TJAL e os cartórios de registro civil

Dezenas de pessoas estiveram presentes, nesta segunda-feira (13), na Escola Municipal Paulo Henrique Costa Bandeira, no Benedito Bentes, para conseguir a primeira ou segunda via da certidão de nascimento e outros documentos, durante a 2° Semana Nacional do Registro Civil- Registre-se!.
A semana foi criada pela Corregedoria Nacional de Justiça e tem como objetivo enfrentar o sub-registro civil, bem como ampliar o acesso à documentação básica às pessoas em estado de vulnerabilidade. Em Maceió, ocorre nesta segunda e terça-feira (14). Já na quinta (16) e sexta-feira (17) é a vez da cidade de Palmeira dos Índios.
A edição deste ano é destinada principalmente a pessoas em situação de rua, populações indígenas, adolescentes do Sistema Socioeducativo e pré-egressos do Sistema Prisional.
"Essa semana tem como intuito fornecer a documentação básica à população de forma gratuita. A certidão de nascimento é a porta de entrada para o pessoa se tornar um cidadão e ter direito a diversos programas sociais, matricular-se na escola, acesso à saúde e tantos outros serviços. Os cartórios de registro civil tem esse papel importante e estamos aqui para ajudar", disse Wagner Falcão, presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de Alagoas (Arpen-AL).
Taise da Silva, 27 anos, esteve na escola para tirar a segunda via da certidão de nascimento. A jovem está se preparando para o casamento civil e precisava da documentação. "Amanhã será a vez do meu noivo vir. Devido ao horário de trabalho não pôde está aqui comigo".
Para o Corregedor-Geral da Justiça de Alagoas, Des. Domingos Neto, a campanha ‘Registre-se!’ tem como objetivo resgatar a dignidade dos cidadãos. “Eu costumo dizer isso desde as minhas épocas de atuação itinerante, que o verdadeiro papel das entidades é o que envolve a identificação do cidadão".
De acordo com o juiz Anderson Passos, auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Alagoas, a campanha tem o intuito de alcançar públicos diversos e, principalmente, pessoas que nunca tiraram registros civis.
“Nós sabemos que muitas pessoas ainda não foram registradas e muito mais, ainda, são aquelas indocumentadas, que são as pessoas que já foram registradas mas não possuem esses registros porque perderam de alguma forma", colocou.
Últimas notícias

Programa ‘Planta Alagoas’ garante sementes para 45 mil agricultores e fortalece o plantio estadual

SMS de Porto Real do Colégio realiza evento Mulher em Foco

Operação integrada termina com apreensão de armas e morte de suspeito após troca de tiros em Maceió

Alagoas perde postos de trabalho enquanto Brasil registra saldo positivo em fevereiro

Homem é preso após agredir mãe e irmão e quebrar objetos de casa em Arapiraca

Ministro Gilmar Mendes pede vista e suspende julgamento de Robinho no STF
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
