Universidade em Alagoas celebra Dia de África com evento sobre ancestralidade e saúde
Encontro discute importância da cultura africana e a luta pela equidade na saúde pública
O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da Universidade Estadual de Ciências e Saúde de Alagoas (Uncisal) promove o evento Dia de África: ancestralidade e luta pelo direito à saúde. A atividade acontece nesta quinta-feira, 23 de maio de 2024, às 18h30, no Mega Auditório da Uncisal, localizado no 1º andar do prédio-sede. O evento é aberto ao público e as inscrições gratuitas podem ser realizadas pelo formulário eletrônico clicando aqui.

O evento tem o objetivo de dialogar sobre a importância da ancestralidade africana e a batalha contínua pelo direito à saúde. É uma oportunidade para professores, técnicos, estudantes da Uncisal e comunidade em geral refletirem sobre as raízes culturais, a resistência, a busca por equidade na saúde e avanços no cuidado em saúde da população negra.
“A Uncisal, enquanto universidade pública do campo da saúde, busca uma educação antirracista e interprofissional, com vistas à equidade em saúde e à construção de um Sistema Único de Saúde [SUS] cada vez mais forte e de qualidade, com acesso a todas as pessoas”, defendeu a professora Bárbara Lima, coordenadora do Neabi.
A celebração do Dia de África é o primeiro evento promovido pelo Neabi e contará com a presença do renomado pesquisador africano, o professor doutor Lassana Danfá, de Guiné-Bissau, que pesquisa temas como afrofuturismo, panafricanismo, pensamento de Frantz Fanon, neoliberalismo e desigualdade racial e fenômeno migratório. Também participam do evento as professoras Bárbara Lima e Salete Bernardo, da Uncisal, a professora Rosa Correia, da Ufal, e o babalorixá Antônio Bahiano.
Dia de África
Dia 25 de maio é celebrado o Dia de África, representando a luta do povo africano pela independência. A data foi instituída em 1963, pela atual União Africana, em que se comemora a luta dos povos africanos pela independência.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
