Universidade em Alagoas celebra Dia de África com evento sobre ancestralidade e saúde
Encontro discute importância da cultura africana e a luta pela equidade na saúde pública
O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da Universidade Estadual de Ciências e Saúde de Alagoas (Uncisal) promove o evento Dia de África: ancestralidade e luta pelo direito à saúde. A atividade acontece nesta quinta-feira, 23 de maio de 2024, às 18h30, no Mega Auditório da Uncisal, localizado no 1º andar do prédio-sede. O evento é aberto ao público e as inscrições gratuitas podem ser realizadas pelo formulário eletrônico clicando aqui.

O evento tem o objetivo de dialogar sobre a importância da ancestralidade africana e a batalha contínua pelo direito à saúde. É uma oportunidade para professores, técnicos, estudantes da Uncisal e comunidade em geral refletirem sobre as raízes culturais, a resistência, a busca por equidade na saúde e avanços no cuidado em saúde da população negra.
“A Uncisal, enquanto universidade pública do campo da saúde, busca uma educação antirracista e interprofissional, com vistas à equidade em saúde e à construção de um Sistema Único de Saúde [SUS] cada vez mais forte e de qualidade, com acesso a todas as pessoas”, defendeu a professora Bárbara Lima, coordenadora do Neabi.
A celebração do Dia de África é o primeiro evento promovido pelo Neabi e contará com a presença do renomado pesquisador africano, o professor doutor Lassana Danfá, de Guiné-Bissau, que pesquisa temas como afrofuturismo, panafricanismo, pensamento de Frantz Fanon, neoliberalismo e desigualdade racial e fenômeno migratório. Também participam do evento as professoras Bárbara Lima e Salete Bernardo, da Uncisal, a professora Rosa Correia, da Ufal, e o babalorixá Antônio Bahiano.
Dia de África
Dia 25 de maio é celebrado o Dia de África, representando a luta do povo africano pela independência. A data foi instituída em 1963, pela atual União Africana, em que se comemora a luta dos povos africanos pela independência.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
