Alfredo Gaspar reforça compromisso para evitar desastres naturais em AL e no Brasil
Ele é o único parlamentar alagoano membro titular da Comissão Especial da PEC 44
O deputado federal Alfredo Gaspar (União – Alagoas) reforçou o seu compromisso em buscar ações e alternativas para tratar a situação de desastres naturais em Alagoas e no Brasil. Ele é o único parlamentar alagoano membro titular da Comissão Especial da PEC 44, que discute desastres naturais e emendas para evitar que novas tragédias nesse sentido se repitam.
“Fui designado pelo partido e, com certeza, essa Comissão resultará numa proposta de emenda à Constituição para que tanto desastres naturais quanto desastres provocados pela ação do homem possam ser evitados”, afirmou.
A PEC 44 propõe permitir o emendamento em reserva no orçamento de 5% para o uso em catástrofes e emergências naturais, e desde o início de maio tem sido debatida na Câmara dos Deputados através de uma Comissão Especial.
Sobre a situação das barragens e contenções em Alagoas, Alfredo Gaspar cobrou em recente pronunciamento que situação seja tratada de forma urgente, inclusive com ação imediata do governo federal para a construção de barragens nos Vales do Mundaú e Paraíba, apontando ainda que a falta de infraestrutura adequada para contenção de enchentes tem sido uma causa constante de mortes e deslocamentos forçados entre a população local.
“Desde a tragédia de 1969 em São José da Laje, onde centenas perderam a vida, promessas foram feitas e ainda esperamos ações concretas. Em 2010, numa outra grande cheia que assolou Alagoas, com milhares de desabrigados e vítimas fatais, o governo do PT prometeu a solução com obras de barragens e contenções nos vales citados e nunca cumpriu. Essas obras, se feitas, irão salvar centenas de pessoas de forma preventiva", apontou o deputado.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
