Unidades do Hemoal funcionam em horário especial no Feriado de Corpus Christi
Já os Núcleos de Dispensação de Sangue para as maternidades e hospitais irão funcionar normalmente
As unidades do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) em Maceió e Arapiraca funcionam em horários especiais nesta quinta-feira (30), no feriado de Corpus Christi. Em Maceió, as Unidades Trapiche e Via Expressa abrem para coleta de sangue das 7h às 17h e, em Arapiraca, a Unidade Eldorado atende das 7h às 12h e das 13h às 17h30.
Deste modo, os alagoanos que não dispõem de tempo para se candidatar à doação de sangue nos dias úteis ou aos sábados, podem praticar o gesto voluntário durante o feriado. Além de funcionar em horário especial para captar doações de sangue, os núcleos Laboratorial, de Hematologia e de Dispensação de Sangue funcionam normalmente para atender os pacientes hematológicos, processar e distribuir os hemocomponentes aos hospitais e maternidades.
Os voluntários que desejam se candidatar à doação de sangue devem ter boa saúde, idade entre 16 a 69 anos e peso igual ou superior a 50 quilos. Se forem menores de 18 anos, é exigido, ainda, que estejam portando um documento de identificação oficial e original com foto, além de estarem acompanhados dos pais ou de um responsável legal.
Com relação aos impeditivos definitivos para doar sangue, as pessoas que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos ficam proibidas permanentemente. Já no caso dos impedimentos temporários, encontra-se a proibição de doar sangue durante 12 meses para as pessoas que fazem tatuagem, maquiagem definitiva ou que colocaram piercing.
Os voluntários também ficam impossibilitados por doze horas, caso tenham ingerido bebida alcoólica e, caso não tenham dormido no mínimo seis horas na noite anterior, a doação também é vetada.
Veja também
Últimas notícias
Durante cerimônia de premiação, Girau do Ponciano recebe Selo Ouro de Referência em Atendimento do Sebrae Alagoas
O motivo para Lula ter adiado sua visita a Alagoas
Idoso aguarda há quase 50 dias por cirurgia no colo do fêmur, em Arapiraca, e família aciona a justiça
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5
Carolina Dieckmann testa máscara de lesma e dermatologista avalia
Relato choca ao alegar que anúncio em geladeira levou mulher a surto
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
