Regionalização da informação pública é debatida no 5° Fórum Nacional de Secretarias de Comunicação
Secretário Joaldo Cavalcante ressaltou a importância do debate sobre comunicação governamental, incluindo inovação tecnológica e o combate às fake news
O secretário de Estado da Comunicação, Joaldo Cavalcante, participa do 5° Fórum Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação, em Brasília (DF). O evento, que teve início nesta terça-feira (4) e segue até quarta (5), discute campanhas pela redução dos acidentes graves de trânsito, combate às fake news e mudanças na comunicação pública com as ferramentas de inteligência artificial. O encontro conta com a participação do ministro interino da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), Laércio Portela, e secretários estaduais da área.
Joaldo ressaltou a importância do debate sobre a regionalização de ações para nortear a implementação estratégica de comunicação, em consonância com o Governo Federal.
"O 5° Fórum Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação está discutindo uma agenda ampla e atual sobre comunicação governamental, incluindo inovação tecnológica e o combate às fake news. Destaque para a participação do ministro Laércio Portela, da Comunicação do governo federal, que assumiu o compromisso de construir parcerias com os estados, regionalizando a comunicação governamental e buscando sempre prestar um melhor serviço à sociedade", destacou.
Na ocasião, Laércio Portela destacou as ações em comunicação do Governo Federal para informar o cidadão sobre políticas públicas. O ministro interino da Secom ainda ressaltou as dificuldades de uma comunicação regionalizada em um país continental como o Brasil. “Estamos indo aos estados explicar nossas ações e ouvir as sugestões dos gestores locais para favorecer essa comunicação regionalizada com o projeto Secom Volante. Uma das nossas ações foi o portal de informações ComunicaBR, que em menos de seis meses no ar já teve dois milhões de acessos”, defendeu.
O presidente do Conselho das Secretarias Estaduais de Comunicação, André Curvelo, secretário de Comunicação da Bahia, destacou a preocupação dos estados com os acidentes de trânsito e lembrou que, em algumas unidades da Federação, 62% dos leitos de tratamento intensivo dos hospitais públicos são ocupados por pessoas envolvidas nessas ocorrências. Por isso, as campanhas de mobilização pela paz no trânsito são uma das prioridades para as secretarias de comunicação. Ainda sobre a realidade do trânsito no Brasil e seus reflexos sociais, Adrualdo de Lima Catão, da Secretaria Nacional de Trânsito, fará uma explanação do tema.
Programação
Além do fenômeno das fake news, que provoca ruídos e gera desperdício de tempo e recursos nos estados, os secretários estaduais vão debater as mudanças provocadas na área da comunicação pública com a integração do marketing político e as ferramentas de inteligência artificial.
Entre os outros temas que serão discutidos, também será debatida a regulamentação da profissão de jornalista com o presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Octávio Costa.