Programa Estadual de Cardiopediatria já realizou quase 49 mil atenadimentos de crianças em Alagoas
Iniciativa do Governo do Estado ajudou a salvar a vida de milhares de bebês e crianças cardiopatas nos últimos anos
Criado em 2015, o Programa Estadual de Cardiopediatria, também chamado de Coraçãozinho, já realizou 48.894 atendimentos de crianças alagoanas desde a sua implantação. Idealizado e instituído pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a iniciativa assegura diagnóstico, exames, cirurgias e todo o acompanhamento médico adequado para bebês e crianças com a condição cardiopata.
Ao todo, foram realizadas 26.478 consultas, 21.226 exames como eletrocardiograma e ecocardiograma, e 1.190 cirurgias cardíacas pediátricas e cateterismos de diagnóstico e terapêutico. Os números mostram que a iniciativa da Sesau ajudou a salvar a vida de milhares de crianças nos últimos nove anos.
A pequena Maria Valentina, de 3 anos, foi uma das crianças atendidas pelo Programa Estadual de Cardiopediatria. Ela precisou fazer uma Correção de Comunicação Interatrial (CIA) para o fechamento do chamado sopro cardíaco. A cirurgia foi realizada no final do último mês de maio e a menina, que também tem síndrome de Down, já se recupera junto da família.
Maria Valentina é a quarta filha da dona de casa Maria Rosângela, de 38 anos. A mãe conta que ficou muito apreensiva quando descobriu que a filha precisaria fazer uma cirurgia, mas se tranquilizou após ver que a criança foi acolhida pelo Programa Estadual de Cardiopediatria.
“Entre o diagnóstico e a cirurgia foram menos de quatro meses. A equipe médica é muito boa e sempre nos passou confiança. A gente também se impressionou com a estrutura que nossa filha usou”, relatou.
José Almir, pai de Maria Valentina, comemora a boa recuperação da filha e elogia todo o cuidado que os profissionais tiveram com ela.
“O tratamento que minha filha recebeu foi top de linha. Parecia até que a gente estava pagando, mas foi tudo gratuito pelo SUS [Sistema Único de Saúde]. Graças a Deus, ela tá se recuperando muito bem e agora é só vitória”, afirmou o pai, exibindo um sorriso no rosto.
Ampliação do programa
Em março deste ano, o projeto foi ampliado e passou a ser executado por meio de uma parceria entre o Hospital do Coração Alagoano, vinculado à Sesau, e o Hospital Maceió, ligado ao Grupo Hapvida. Os pacientes são atendidos por uma equipe multidisciplinar e contam com uma estrutura de última geração para a realização dos procedimentos.
Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, os números reafirmam o sucesso e a importância da iniciativa.
“O Programa Estadual de Cardiopediatria já salvou a vida de milhares de crianças, e salvar vidas e cuidar bem da nossa gente é tem sido a nossa missão na Sesau, conforme orientação do governador Paulo Dantas. Esse resultado nos enche de alegria e nos mostra que estamos no caminho certo e que queremos avançar ainda mais”, destacou o gestor da pasta.
O diretor do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo, ressaltou a importância da existência de uma iniciativa voltada para tratar crianças cardiopatas. “É muito gratificante ver os bons resultados do Programa Estadual de Cardiopediatria. Cuidar bem de todos desde o nascimento é prioridade para o secretário Gustavo Pontes, o governador Paulo Dantas e o Governo de Alagoas como um todo. Vamos seguir trabalhando para salvar ainda mais vidas”, frisou.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
