Programa Coraçãozinho é destaque em prêmio do Conselho Nacional de Justiça
Cuidados com crianças cardiopatas é apoiado pelo Programa Criança Alagoana (Cria)
O Programa Coraçãozinho foi destaque na classificação geral em premiação promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O reconhecimento veio em resposta ao trabalho de tratamento de crianças cardiopatas em Alagoas, que é apoiado pelo programa Criança Alagoana (Cria), por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).
O prêmio analisou 40 projetos inscritos de todo o Brasil e tem como objetivo disseminar as boas práticas de promoção e proteção de direitos da primeira infância. A comissão de avaliação analisou as ações inscritas levando em conta critérios como replicabilidade, custos de implementação, alcance social, inovação, eficácia e eficiência. O programa de Alagoas ficou na 7ª colocação.
Histórico
O Programa Coraçãozinho foi implantado em 2015, de forma interinstitucional, envolvendo o Governo do Estado, por intermédio da Sesau, Defensoria Pública, Poder Judiciário, Maternidades, Hospital do Coração de Alagoas e a Casa do Coraçãozinho.
Desde então foram realizadas mais de 7.200 consultas com cardiopediatras; 7.000 ecocardiogramas cardiopediátrico; mais de 380 cirurgias cardíacas pediátricas; mais de 180 procedimentos ercutâneos terapêuticos em cardiopatias congênitas e mais de 7.000 crianças atendidas no projeto Coração de Estudante.
Este avanço nos cuidados com crianças cardiopatas possibilitou a realização de cirurgias de crianças em Alagoas, reduzindo custos com a assistência cardiopediátrica, uma vez que todo o tratamento era custeado pela Sesau fora de Alagoas. Além das cirurgias, que eram financiadas pelo Governo do Estado.
Veja também
Últimas notícias
Mulher denuncia injúria após ser xingada por vizinho em Feira Grande
Homem é preso por tráfico de drogas no bairro Barro Duro
Homem é preso por agredir irmã menor de idade na Ponta Grossa
Corpo com marcas de violência é encontrado no Pontal da Barra
Homem é preso por tráfico de drogas em Marechal Deodoro
Homem é preso após agredir mulher durante discussão em Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
