Censo 2022: Maceió tem mais de 58 mil endereços sem nome
Município ocupa o 28º lugar nacional em números absolutos

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na sexta-feira (14), apontam Maceió como 28º lugar no ranking de municípios com endereços em logradouros sem número, em dados absolutos. Ao todo, mais de 58 mil endereços (58.047) não possuem numeração na capital alagoana. Essa parcela representa um percentual de 12,73% dos endereços da cidade.
Além dos endereços sem número, mais 7% dos endereços não são identificados pelo nome em Maceió. Dos quase 466 mil (455.935) endereços cadastrados na capital, mais de 33 mil (33.466) estão em logradouros que não têm denominação.
O Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE) identificou um total de 1,56 milhão (1.561.633) de endereços em Alagoas durante o Censo Demográfico 2022. Destes, 154.851 não têm nome (9,92%) e 342.270 não possuem identificação numérica (21,92%).
Em todo o Brasil, quase 28% (22,8%) dos endereços não tem número. Dos 106,8 milhões de endereços do país, cerca de 2,7 milhões estão em logradouros sem nome.
Importância do mapeamento dos endereços: acesso à cidadania e políticas de planejamento
Mapear os endereços, além de orientar o trabalho dos recenseadores durante as operações do Censo Demográfico, também serve para identificar pontos que devem ser trabalhados na gestão dos municípios.
O levantamento de endereços em logradouros sem número ou nome, por exemplo, pode ser visto como um indicador de cidadania.
“A identificação desses endereços é essencial para a gestão pública. Uma pessoa que reside num endereço em logradouro sem nome ou número pode sofrer dificuldade de acesso a serviços e falta de planejamento urbano, por exemplo”, ressaltou Vitor Couto, Chefe do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE) da Superintendência do IBGE em Alagoas.
Tipos e nomes de logradouros mais frequentes
O Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE) também permite identificar o tipo de logradouro mais frequente. Em Alagoas, o principal tipo de logradouro é Rua (937.601 endereços), seguido por Estrada (138.931) e Avenida (118.623). Alameda (6.147 ocorrências) é o tipo de logradouro menos frequente no estado.
“São José” é a denominação mais frequente nos endereços alagoanos. Cerca de 54 mil endereços de AL têm a expressão “São” na identificação do logradouro.
Veja também
Últimas notícias

Prefeitura de Pão de Açúcar retifica e prorroga edital de Concurso Público

Prefeito inicia comemoração do 78º aniversário de Junqueiro com corrida de rua

Alagoas possui 10 barragens com alto risco de acidente, afirma relatório da ANA

Educação Infantil e Ensino Fundamental voltam às aulas dia 14 de julho em Palmeira dos Índios

Com nova tecnologia de ponta, Arapiraca reforça cuidado a pessoas com ISTs

Acidente entre motocicletas deixa duas pessoas feridas na Avenida Menino Marcelo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
