Defensoria Pública e Adepal Lançam campanha voltada à garantia de direitos da população em situação de rua
Para o coordenador do Núcleo de Ações Itinerantes da Defensoria Pública, Isaac Souto, é necessário dar maior visibilidade a essa população

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL), juntamente com a Associação dos Defensores Públicos do Estado de Alagoas (ADEPAL), lançou nesta terça-feira, dia 18, a campanha nacional "Um Novo Presente É Possível: Defensoria Pública pela Superação da Situação de Rua". O evento, que aconteceu na Casa de Ranquines, situada no bairro Jaraguá, foi conduzido pelo Coordenador do Núcleo de Ações Itinerantes, Isaac Souto, e pela Presidente da Associação dos Defensores Públicos, Rafaela Canuto.
O lançamento contou com a presença do presidente do Comitê Pop Rua Jud, Desembargador Tutmés Airan; do secretário-executivo de Gestão Interna da Secretaria do Trabalho, Erick Andrade, bem como de representantes do Consultório na Rua e do Instituto de Identificação. A campanha nacional é uma iniciativa da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), do Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais (Condege) e das defensorias públicas estaduais de todo o país.
Conforme a presidente da ADEPAL, Rafaela Canuto, a campanha pretende aproximar ainda mais a Defensoria Pública dessa população vulnerável. “A campanha da Anadep deste ano tem como tema central as pessoas em situação de rua, uma população que, infelizmente, sofre muitas vezes com a invisibilidade da sociedade. Queremos que essa população se sinta acolhida e saiba que tem a Defensoria Pública como parceira”, destacou a defensora pública.
Para o coordenador do Núcleo de Ações Itinerantes da Defensoria Pública, Isaac Souto, é necessário dar maior visibilidade a essa população. “Estamos muito felizes de poder lançar essa campanha com o apoio da Administração da Defensoria Pública e da ADEPAL, para que, neste ano de 2024, possamos dar visibilidade a essa população tão excluída e vulnerável em relação aos direitos sociais e à justiça social. Sem falar no racismo que tanto assola essa população, visto que quase 70% da população em situação de rua é negra. Estamos aqui para garantir essa justiça social e a equidade racial que fazem parte, acima de tudo, do trabalho da Defensoria Pública”, disse.
Além do lançamento, ao longo do dia, a Defensoria Pública realizou atendimentos voltados aos cidadãos em situação de rua, oferecendo informações e orientações jurídicas gratuitas. Os cidadãos também contaram com serviços do Instituto de Identificação, Consultório na Rua e da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego.
Últimas notícias

Festival da Liberdade e Juventude aquece economia e gera empregos em Girau

Moradores do Santa Esmeralda cobram providências em relação a buracos na Rua Alan Kardec

Caminhão tomba e deixa feridos em Matriz de Camaragibe

Renan Filho lança VLT de Arapiraca, maior investimento em mobilidade urbana de Alagoas

Polícia Militar prende mulher trans suspeita de homicídio no estado de Sergipe

Rio Largo celebra 110 anos com esporte e tradição em um sábado de festa popular
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
