Defensoria Pública e Adepal Lançam campanha voltada à garantia de direitos da população em situação de rua
Para o coordenador do Núcleo de Ações Itinerantes da Defensoria Pública, Isaac Souto, é necessário dar maior visibilidade a essa população
A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL), juntamente com a Associação dos Defensores Públicos do Estado de Alagoas (ADEPAL), lançou nesta terça-feira, dia 18, a campanha nacional "Um Novo Presente É Possível: Defensoria Pública pela Superação da Situação de Rua". O evento, que aconteceu na Casa de Ranquines, situada no bairro Jaraguá, foi conduzido pelo Coordenador do Núcleo de Ações Itinerantes, Isaac Souto, e pela Presidente da Associação dos Defensores Públicos, Rafaela Canuto.
O lançamento contou com a presença do presidente do Comitê Pop Rua Jud, Desembargador Tutmés Airan; do secretário-executivo de Gestão Interna da Secretaria do Trabalho, Erick Andrade, bem como de representantes do Consultório na Rua e do Instituto de Identificação. A campanha nacional é uma iniciativa da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), do Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais (Condege) e das defensorias públicas estaduais de todo o país.
Conforme a presidente da ADEPAL, Rafaela Canuto, a campanha pretende aproximar ainda mais a Defensoria Pública dessa população vulnerável. “A campanha da Anadep deste ano tem como tema central as pessoas em situação de rua, uma população que, infelizmente, sofre muitas vezes com a invisibilidade da sociedade. Queremos que essa população se sinta acolhida e saiba que tem a Defensoria Pública como parceira”, destacou a defensora pública.
Para o coordenador do Núcleo de Ações Itinerantes da Defensoria Pública, Isaac Souto, é necessário dar maior visibilidade a essa população. “Estamos muito felizes de poder lançar essa campanha com o apoio da Administração da Defensoria Pública e da ADEPAL, para que, neste ano de 2024, possamos dar visibilidade a essa população tão excluída e vulnerável em relação aos direitos sociais e à justiça social. Sem falar no racismo que tanto assola essa população, visto que quase 70% da população em situação de rua é negra. Estamos aqui para garantir essa justiça social e a equidade racial que fazem parte, acima de tudo, do trabalho da Defensoria Pública”, disse.
Além do lançamento, ao longo do dia, a Defensoria Pública realizou atendimentos voltados aos cidadãos em situação de rua, oferecendo informações e orientações jurídicas gratuitas. Os cidadãos também contaram com serviços do Instituto de Identificação, Consultório na Rua e da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego.