Renan Filho lança VLT de Arapiraca, maior investimento em mobilidade urbana de Alagoas
“Isso vai facilitar a vida da população em geral", afirmou o ministro dos Transportes durante o evento desta segunda (07)
Oferecer um meio de transporte público moderno, eficiente e sustentável à população da segunda maior cidade alagoana. Com esse objetivo, o Ministério dos Transportes deu início, nesta segunda-feira (7), à implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Arapiraca. A iniciativa terá um investimento de R$200 milhões.
“O VLT de Arapiraca é o maior investimento de mobilidade urbana que Alagoas está recebendo. É um investimento vultoso, que vai facilitar a vida de quem vai à feira fazer compras, de quem precisa ir ao médico, do estudante no dia a dia para chegar à sua escola ou à universidade”, disse o ministro dos Transportes, Renan Filho.
Arapiraca será beneficiada com uma malha ferroviária que irá cortar sete bairros e transportar 400 pessoas por viagem. O trem urbano ligará a estação João Paulo II à Universidade Federal de Alagoas (UFAL), na região do Bom Sucesso.

Renan Filho ao lado de diversas outras autoridades durante o lançamento do VLT de Arapiraca. Foto: assessoria
Ao todo, o sistema contará com três comboios, cada um formado por dois vagões. Dos 13 quilômetros de extensão do VLT, nove deles são sobre a ferrovia já existente. Este trecho passará por ampla revitalização, com substituição de trilhos e dormentes, e outros quatro quilômetros serão construídos do zero.
A previsão é que as obras comecem em agosto deste ano, e a operação do VLT tenha início no segundo semestre de 2026.
“Nós estamos completamente comprometidos a entregar esse veículo leve sobre trilhos. Nós vamos fazer aqui e em Campina Grande, porque o Nordeste merece um VLT dessa natureza e eu tenho certeza que vai ser um dos mais modernos do Brasil”, garantiu Tufi Daher, diretor-presidente da Transnordestina Logística, empresa responsável pelas obras.
Além do Ministério dos Transportes e da Transnordestina Logística (FTL), a Prefeitura de Arapiraca e o Governo de Alagoas também são parceiros do projeto.
“É um projeto que vai trazer baixo custo para a população, viabilizar a mobilidade urbana e vai continuar colocando o estado de Alagoas como líder dos principais indicadores, tanto no âmbito econômico como social”, celebrou o governador do estado, Paulo Dantas.
Sustentabilidade e desenvolvimento
A implantação do VLT contribui significativamente para a redução da emissão de poluentes e gases de efeito estufa, quando comparado aos veículos movidos a combustíveis fósseis. Além disso, o sistema diminui a poluição sonora, estimula o uso do transporte coletivo, reduz a dependência de automóveis particulares, melhora as condições de tráfego urbano e reforça um modelo de ocupação territorial mais sustentável.
O trecho de Arapiraca faz parte da ferrovia concedida à Ferrovia Transnordestina Logística na época da privatização da Malha Nordeste, em 1998. Sem operação desde 2011, a linha agora passará a transportar passageiros, a fim de resgatar o papel da ferrovia como vetor de crescimento e revitalização urbana.
“Isso é a conclusão de um grande sonho, que vai dar mais tranquilidade ao trabalhador e vai permitir que a gente planeje melhor a cidade. Será um indutor do desenvolvimento da nossa terra, então uma ação como essa não tem preço”, resumiu o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa.
“Arapiraca é um motor de Alagoas. Quando essa cidade avança, todo o estado cresce, porque ela puxa o Agreste. E se o Agreste avança, Alagoas inteira avança”, concluiu Renan Filho.
Últimas notícias
Polícia conclui investigação sobre morte de policiais dentro de viatura no Sertão de AL
Colisão entre caminhão e carro deixa homem ferido no município de Satuba
Líder do Governo, Marcelo Palmeira destaca São João Massayó como motor do turismo, cultura e economia de Maceió
Homem de 68 anos é preso em flagrante por estuprar cachorro no DF
Confira os números da Lotofácil 3712 sorteados nesta terça (16/6)
Jovem em surto psicótico é contido pela polícia no município de Pariconha
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
