Agentes da Defesa Civil de Maceió integram Grupo de Apoio a Desastres do Brasil
Equipe vai embarcar em missão para o Rio Grande do Sul, no próximo domingo (23)

Foram convocados seis agentes da Defesa Civil de Maceió para integrar o Grupo de Apoio a Desastres do Brasil (GADE). Com a iniciativa, os servidores integram a Defesa Civil Nacional nas missões de restabelecimento e reconstrução em desastres por todo o Brasil.
A solicitação foi feita pela Defesa Civil Nacional, na última semana, após o trabalho realizado em maio deste ano, quando ocorreu o desastre no Rio Grande do Sul e um grupo atuou durante 10 dias no estado.
No próximo domingo (23), o grupo vai embarcar para prosseguir com a missão no Rio Grande do Sul, dando continuidade às ações de restabelecimento e reconstrução.
“O reconhecimento nacional da competência técnica da Defesa Civil de Maceió é muito satisfatório para nós, pois construímos uma equipe alinhada e integrada para atuar nas missões de desastre. A
expertise dos nossos técnicos são parte agora de algo muito maior, que vai além do conhecimento, que é ajudar ao próximo nesses momentos de maior necessidade”, enfatiza Abelardo Nobre, coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió.
A equipe é composta por pilotos de drone, geógrafo e engenheiro agrimensor, com cinco homens e uma mulher. A servidora vai pilotar um drone para fazer mapeamento das áreas.
“É a segunda vez que estou embarcando para o Rio Grande do Sul em missão. Vou continuar o trabalho que já iniciamos em maio, mas agora como integrante do GADE. É uma honra pra mim poder contribuir com o restabelecimento das cidades que foram tão atingidas por esse desastre e tenho certeza que esse trabalho vai trazer mais esperança para o povo gaúcho”, expõe Dayane Correia.
O grupo vai ficar sete dias no estado e é possível que outras equipes sejam acionadas nos próximos
meses. “Já atuamos em outras missões junto ao GADE e à Defesa Civil Nacional e continuamos à disposição, colocando nossos técnicos para contribuir na aceleração da solicitação de recursos para reconstruir as regiões atingidas em todo o território nacional, sempre que for necessário”, conclui o coordenador-geral.
Referência
A Defesa Civil de Maceió se tornou referência em ações de desastre por sua expertise nas atuações em Maceió e em outras missões, como a de São Sebastião/SP, em março de 2023, e em utras duas missões no Rio Grande do Sul, em setembro de 2023 e em maio de 2024.
Os técnicos atuam nas ações de restabelecimento e reconstrução, realizando levantamentos das áreas atingidas por aerofotogrametria, para identificar quais regiões podem voltar a ser ocupadas. Além disso, levantam quais imóveis entre escolas, hospitais e prédios públicos deverão ser recuperados.
Esses levantamentos subsidiam a solicitação de recursos federais por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID).
Últimas notícias

Polícia prende acusado de atropelar vítimas após desentendimento em boate no Jaraguá

Vereadora quer impedir que autores de violência doméstica ocupem cargos públicos

IMA multa empresa por contaminar o mar com subproduto do petróleo no Porto de Maceió

Secretário da Saúde garante R$ 10 milhões mensais de recursos para Alagoas

Denúncia anônima leva polícia a apreender espingarda artesanal na Vila Brejal

PL enfrenta problemas para formar chapa de deputados estaduais em 2026
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
