Agentes da Defesa Civil de Maceió integram Grupo de Apoio a Desastres do Brasil
Equipe vai embarcar em missão para o Rio Grande do Sul, no próximo domingo (23)
Foram convocados seis agentes da Defesa Civil de Maceió para integrar o Grupo de Apoio a Desastres do Brasil (GADE). Com a iniciativa, os servidores integram a Defesa Civil Nacional nas missões de restabelecimento e reconstrução em desastres por todo o Brasil.
A solicitação foi feita pela Defesa Civil Nacional, na última semana, após o trabalho realizado em maio deste ano, quando ocorreu o desastre no Rio Grande do Sul e um grupo atuou durante 10 dias no estado.
No próximo domingo (23), o grupo vai embarcar para prosseguir com a missão no Rio Grande do Sul, dando continuidade às ações de restabelecimento e reconstrução.
“O reconhecimento nacional da competência técnica da Defesa Civil de Maceió é muito satisfatório para nós, pois construímos uma equipe alinhada e integrada para atuar nas missões de desastre. A
expertise dos nossos técnicos são parte agora de algo muito maior, que vai além do conhecimento, que é ajudar ao próximo nesses momentos de maior necessidade”, enfatiza Abelardo Nobre, coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió.
A equipe é composta por pilotos de drone, geógrafo e engenheiro agrimensor, com cinco homens e uma mulher. A servidora vai pilotar um drone para fazer mapeamento das áreas.
“É a segunda vez que estou embarcando para o Rio Grande do Sul em missão. Vou continuar o trabalho que já iniciamos em maio, mas agora como integrante do GADE. É uma honra pra mim poder contribuir com o restabelecimento das cidades que foram tão atingidas por esse desastre e tenho certeza que esse trabalho vai trazer mais esperança para o povo gaúcho”, expõe Dayane Correia.
O grupo vai ficar sete dias no estado e é possível que outras equipes sejam acionadas nos próximos
meses. “Já atuamos em outras missões junto ao GADE e à Defesa Civil Nacional e continuamos à disposição, colocando nossos técnicos para contribuir na aceleração da solicitação de recursos para reconstruir as regiões atingidas em todo o território nacional, sempre que for necessário”, conclui o coordenador-geral.
Referência
A Defesa Civil de Maceió se tornou referência em ações de desastre por sua expertise nas atuações em Maceió e em outras missões, como a de São Sebastião/SP, em março de 2023, e em utras duas missões no Rio Grande do Sul, em setembro de 2023 e em maio de 2024.
Os técnicos atuam nas ações de restabelecimento e reconstrução, realizando levantamentos das áreas atingidas por aerofotogrametria, para identificar quais regiões podem voltar a ser ocupadas. Além disso, levantam quais imóveis entre escolas, hospitais e prédios públicos deverão ser recuperados.
Esses levantamentos subsidiam a solicitação de recursos federais por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID).