Em audiência pública, TRE/AL debate acessibilidade e inclusão nas eleições
também participaram da audiência integrantes da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência e da Secretaria da Mulher, da Pessoa com Deficiência, dos Idosos e da Cidadania de Maceió

Na tarde desta terça-feira (02), as portas do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) se abriram para o debate sobre inclusão, acessibilidade e eleições municipais. Em audiência pública, representantes do Tribunal e do Ministério Público Eleitoral debateram sobre a temática com representantes de instituições que representam pessoas com deficiência.
A audiência foi conduzida pelo ouvidor regional eleitoral, desembargador Rodrigo Malta Prata Lima, pelos juízes auxiliares da Presidência e da Corregedoria do TRE, Diego Dantas e Fausto Magno, e pelo procurador regional eleitoral substituto, Carlos Eduardo Cruz.
“Estamos aqui para construir, juntos, um cenário onde as pessoas com deficiência possam protagonizar ainda mais dentro do processo eleitoral, não apenas como eleitores, mas também como mesários, coordenadores de locais de votação e como candidatos. É preciso que fique muito claro que todo voto importa e que é obrigação da Justiça Eleitoral promover ações que ampliem a participação democrática deste público”, explicou o ouvidor regional eleitoral.
Além de representantes de instituições, também participaram da audiência integrantes da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência e da Secretaria da Mulher, da Pessoa com Deficiência, dos Idosos e da Cidadania de Maceió.
Entre as sugestões apresentadas durante o evento, a regulamentação do uso de fogos de artifício com estampido, parcerias para incrementar a capacitação dos mesários, a criação de coordenadores de locais de votação que acolham as demandas das pessoas com deficiência e a realização de campanhas parceiras com orientação para o momento do voto.
Veja também
Últimas notícias

Teca Nelma participa de audiência que revela novos dados sobre colapso causado pela Braskem em Maceió

Governo define regra para reavaliação de BPC de pessoa com deficiência

"Investir em novas creches é dar oportunidade para toda a família", afirma deputado Daniel

Morre o cantor e compositor Arlindo Cruz, aos 66 anos, no Rio de Janeiro

Alagoas terá mais um fim de semana com tempo instável, indica previsão da Semarh/AL

Júri popular: 5ª Vara de Arapiraca abre inscrições para jurados voluntários
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
