Em audiência pública, TRE/AL debate acessibilidade e inclusão nas eleições
também participaram da audiência integrantes da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência e da Secretaria da Mulher, da Pessoa com Deficiência, dos Idosos e da Cidadania de Maceió
Na tarde desta terça-feira (02), as portas do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) se abriram para o debate sobre inclusão, acessibilidade e eleições municipais. Em audiência pública, representantes do Tribunal e do Ministério Público Eleitoral debateram sobre a temática com representantes de instituições que representam pessoas com deficiência.
A audiência foi conduzida pelo ouvidor regional eleitoral, desembargador Rodrigo Malta Prata Lima, pelos juízes auxiliares da Presidência e da Corregedoria do TRE, Diego Dantas e Fausto Magno, e pelo procurador regional eleitoral substituto, Carlos Eduardo Cruz.
“Estamos aqui para construir, juntos, um cenário onde as pessoas com deficiência possam protagonizar ainda mais dentro do processo eleitoral, não apenas como eleitores, mas também como mesários, coordenadores de locais de votação e como candidatos. É preciso que fique muito claro que todo voto importa e que é obrigação da Justiça Eleitoral promover ações que ampliem a participação democrática deste público”, explicou o ouvidor regional eleitoral.
Além de representantes de instituições, também participaram da audiência integrantes da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência e da Secretaria da Mulher, da Pessoa com Deficiência, dos Idosos e da Cidadania de Maceió.
Entre as sugestões apresentadas durante o evento, a regulamentação do uso de fogos de artifício com estampido, parcerias para incrementar a capacitação dos mesários, a criação de coordenadores de locais de votação que acolham as demandas das pessoas com deficiência e a realização de campanhas parceiras com orientação para o momento do voto.
Veja também
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
