Em audiência pública, TRE/AL debate acessibilidade e inclusão nas eleições
também participaram da audiência integrantes da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência e da Secretaria da Mulher, da Pessoa com Deficiência, dos Idosos e da Cidadania de Maceió
Na tarde desta terça-feira (02), as portas do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) se abriram para o debate sobre inclusão, acessibilidade e eleições municipais. Em audiência pública, representantes do Tribunal e do Ministério Público Eleitoral debateram sobre a temática com representantes de instituições que representam pessoas com deficiência.
A audiência foi conduzida pelo ouvidor regional eleitoral, desembargador Rodrigo Malta Prata Lima, pelos juízes auxiliares da Presidência e da Corregedoria do TRE, Diego Dantas e Fausto Magno, e pelo procurador regional eleitoral substituto, Carlos Eduardo Cruz.
“Estamos aqui para construir, juntos, um cenário onde as pessoas com deficiência possam protagonizar ainda mais dentro do processo eleitoral, não apenas como eleitores, mas também como mesários, coordenadores de locais de votação e como candidatos. É preciso que fique muito claro que todo voto importa e que é obrigação da Justiça Eleitoral promover ações que ampliem a participação democrática deste público”, explicou o ouvidor regional eleitoral.
Além de representantes de instituições, também participaram da audiência integrantes da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência e da Secretaria da Mulher, da Pessoa com Deficiência, dos Idosos e da Cidadania de Maceió.
Entre as sugestões apresentadas durante o evento, a regulamentação do uso de fogos de artifício com estampido, parcerias para incrementar a capacitação dos mesários, a criação de coordenadores de locais de votação que acolham as demandas das pessoas com deficiência e a realização de campanhas parceiras com orientação para o momento do voto.
Veja também
Últimas notícias
Petrolífera dos EUA diz a Trump que investir na Venezuela é “inviável”
Incêndios florestais destroem 5.500 hectares na Patagônia argentina
EUA realiza ataques áereos em “larga escala” na Síria
Da aventura ao desespero: relembre casos de brasileiros em trilhas de alto risco
Secretários de segurança pedem criação do Ministério da Segurança Pública
Criança quase é atingida por moto aquática na Praia Barra Grande, em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
