Falta de atualização cadastral pode deixar 29 mil famílias sem desconto na conta de energia
Para manter o desconto, clientes devem atualizar, de forma obrigatória, a cada dois anos o seu cadastro no CRAS
Estar em dia com o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) é fundamental para conseguir acesso a diversos benefícios governamentais. Dentre eles, está a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), que garante aos consumidores baixa renda descontos em suas contas de energia. Entretanto, em Alagoas, cerca de 29 mil famílias podem perder o benefício devido a falta de atualização em seus cadastros.
Para aqueles que possuem renda familiar apertada, perder esse desconto pode significar uma enorme dor de cabeça. Isso porque, os descontos na conta de luz, para quem está devidamente cadastrado no programa, podem chegar até 65%. De acordo com especialistas em economia, no Brasil, um percentual relativamente considerável da renda das famílias (quando comparado a outros países do globo) é utilizado para pagamento da energia elétrica.
Para manter o desconto, clientes devem atualizar, de forma obrigatória, a cada dois anos (ou mais sem atualização) o seu cadastro no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). É importante que o responsável pelo Número da Identificação Social (NIS) da família compareça ao CRAS mais próximo de sua residência, munido da documentação necessária, e realize a atualização cadastral.
A capital alagoana lidera o ranking das cidades com maior número de cadastros pendentes, no estado. Cerca de 4.900 famílias ainda não atualizaram o NIS. Maceió vem acompanhada de Arapiraca, com mais de 2.600 registros, e de Palmeira dos índios, com aproximadamente 1.070 desatualizações.
Patrícia Moraes, gerente de relacionamento com o cliente do Grupo Equatorial Energia, reforça que a atualização do CadÚnico é obrigatória e deve ser feita a cada dois anos. Ela diz que, mesmo que não haja nenhuma mudança nos dados da família, o recadastramento é necessário e obrigatório para a confirmação das informações já existentes no cadastro.
A gerente explica ainda que, para receber o benefício da Tarifa Social, a conta de luz não precisa estar no nome do beneficiário do NIS. O titular do benefício pode informar o número da conta contrato que deseja o cadastro, mesmo que a conta de energia esteja em nome de outra pessoa.
“Muitas famílias que podem receber o benefício ainda não se cadastraram e estão perdendo a oportunidade de ter uma conta de luz mais barata. Por isso, a Equatorial segue realizando a busca ativa, sobretudo com ações em parceria com o estado e o município”, complementa.
Veja também
Últimas notícias
Ex-ministro de Bolsonaro distribui adesivos pró-Flávio no Carnaval
Morre Robert Duvall, ator de 'O Poderoso Chefão' e 'Apocalypse Now', aos 95 anos
PM combate o tráfico e outros crimes no interior do estado
Cantor Igor Kannário faz declarações polêmicas sobre Ivete e repercute na web
Polícia Civil investiga ataque a tiros que deixou um morto e dois feridos em Carneiros
Homem com mandado por violência doméstica é preso após ser identificado por reconhecimento facial em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
