Secretaria de Saúde pede que pais vacinem seus filhos contra a dengue
Público-alvo são as crianças e adolescentes de 10 aos 14 anos
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) reforça aos pais e responsáveis para que vacinem seus filhos contra a dengue. Atualmente, o público-alvo preconizado pelo Ministério da Saúde são crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias.
A vacina contra a dengue está disponível nos postos de vacinação de 29 dos 102 municípios alagoanos, sendo 12 situados na I Região de Saúde e os outros 17 na VII Região de Saúde.
A I Região de Saúde é formada por Maceió, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Flexeiras, Marechal Deodoro, Messias, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte e Satuba. Já a VII Região de Saúde é composta por Arapiraca, Batalha, Belo Monte, Campo Grande, Coité do Nóia, Craíbas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Major Isidoro, Olho d’Água Grande, São Sebastião, Taquarana e Traipu.
Os municípios foram selecionados com base no número de casos registrados da doença, conforme dados do Programa Nacional de Imunização (PNI). O esquema recomendado acontece em duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações. A vacina contra a dengue protege contra os quatro tipos da doença.
Para o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, a vacinação é essencial para reduzir o número de internações e óbitos decorrentes da dengue. “A vacina não possui contraindicação e é a principal arma na luta contra a dengue. Os pais e responsáveis devem levar seus filhos para os postos de vacinação e assegurar a segurança clínica de seus entes amados”, reforçou secretário.
Cobertura
Segundo a Rede Nacional de Dados em Saúde, até esta terça-feira (9), a cobertura vacinal contra a dengue corresponde a 12,1%. Das 110.577 crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos que integram o público-alvo preconizado pelo Ministério da Saúde, apenas 3.408 já foram imunizadas no estado.
Com relação ao Panorama da Dengue, até a Semana Epidemiológica 27 foram notificados 16.065 casos suspeitos, dos quais 9.073 foram confirmados. Dez óbitos foram registrados nos municípios de Atalaia (1), Viçosa (1), Porto de Pedras (1), Rio Largo (1), Maceió (1), União dos Palmares (1), Murici (1), Craíbas (1), Teotônio Vilela (1) e Arapiraca (1).
Até agora, 19 óbitos suspeitos estão em investigação nos municípios de Boca da Mata (1), Porto Calvo (1), Atalaia (2), Barra de São Miguel (1), Piaçabuçu (1), São José da Laje (1), Maceió (5), Pão de Açúcar (1), Arapiraca (2), São José da Tapera (1), União dos Palmares (1), Porto Real do Colégio (1) e Pilar (1). No mesmo período do ano passado foram notificados 4.484 casos suspeitos de dengue, dos quais 2.810 foram confirmados, com o registro de um óbito confirmado no município de Maceió.
Últimas notícias
Feira Grande envia 16 ônibus com mais de 600 romeiros para romaria em Juazeiro do Norte
Governo de Alagoas patrocina Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho em Arapiraca
Morre Francisco Magalhães Neto, o Chico Bau, nome histórico do futebol alagoano
MPAL pede internação e exame psicológico de adolescente que matou padrasto em Teotônio Vilela
Homem usando tornozeleira eletrônica é flagrado tentando furtar casas e carros no Cruzeiro do Sul
Suspeitos de integrar Comando Vermelho são mortos em confronto policiais em Flexeiras
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
