Rins e córneas são doados por homem de 58 anos no HGE
Com esse ato, quatro famílias receberam a boa notícia com a chegada do órgão, um sinal de esperança para a continuidade da vida
A dedicação da Central de Transplantes de Alagoas, ligada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), na sensibilização pela doação de órgãos tem dado resultado. Prova disso é que nesta terça-feira (9), no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, mais uma família enlutada pelo diagnóstico de morte encefálica de seu ente querido autorizou a captação, o que se converteu em alegria para outras quatro famílias que aguardavam com esperança por esse ato solidário.
O doador foi um homem de 58 anos que sofreu uma queda da própria altura e, após a conclusão do protocolo de morte encefálica, foi constatada a irremediável e irreversível lesão nervosa, o que significa a morte clínica, legal e social. Em tempo, a Organização de Procura de órgãos (OPO) participou do acolhimento aos familiares durante a triste notícia, concedendo informações relevantes para a concretização da doação dos órgãos.
“É uma escolha muito boa e feliz. Tanto eu como a minha família sabemos a importância da doação de órgãos, já que a minha mãe está agora em Recife se recuperando de um transplante de rim. Desse modo, nós temos total ciência de que essa decisão ajudará a salvar mais vidas e era também o que meu pai decidiria se pudesse se comunicar”, afirmou Thagliane Nascimento da Silva, de 33 anos, filha do doador e também cadastrada para doação de medula óssea.
Conforme levantamento feito pela Central de Transplantes de Alagoas, atualmente a lista de espera por órgãos conta com 536 pessoas. Deste total, 502 aguardam por córneas, 30 por um rim e quatro por fígado. Nesta captação, foi possível retirar dois rins e duas córneas, que foram cadastrados no Sistema Nacional de Transplantes (SNT) para disponibilidade ao doador compatível. Os órgãos já foram transportados para os cidadãos contemplados.
“Isso é a continuidade da vida. É quando a família, no momento mais difícil, opta por dizer sim e abre essa possibilidade para que outras pessoas que estão na fila do transplante possam receber essa dádiva. Uma atitude que faz muita diferença na vida de tantos indivíduos envolvidos e que nos motiva, enquanto profissionais, a melhorar cada vez mais os nossos processos e técnicas”, concluiu o coordenador da OPO em Alagoas, Lucas Santana.
Serviço
O Brasil possui o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo, que é garantido a toda a população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), responsável pelo financiamento de cerca de 88% dos transplantes no país. Apesar do grande volume de procedimentos de transplantes realizados, a quantidade de pessoas em lista de espera para receber um órgão ainda é grande.
“Para reverter esse impasse, a Central de Transplantes de Alagoas tem promovido cursos, treinamentos, capacitações e rodas de conversa para sensibilizar os profissionais sobre a importância do correto diagnóstico da morte encefálica, bem como a notificação oportuna para a OPO do hospital. Profissionais da saúde conscientes, que entendem o seu papel nesse processo, são fundamentais para aumentarmos o número de famílias que autorizam a doação, ainda que elas sintam profunda dor pelo luto”, ressaltou a coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos.
Últimas notícias
SSP deflagra operação para prender criminosos escondidos em mata no Benedito
Incêndio em fiação de poste assusta comerciantes na Pajuçara
Operação da Polícia Militar resulta na prisão de dois por tráfico e outros crimes em Maceió
Suspeito de violência doméstica é preso com pistola no São Jorge, em Maceió
Homem é preso com pistola 9mm e drogas escondidas em residência em Arapiraca
Corpo é encontrado em estado de decomposição na Barra de Santo Antônio
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
