Arapiraca

Mãe pede ajuda para custear tratamento do filho de 12 anos que perdeu 100% da visão por inflamação na córnea

Gabriel de Almeida Borges de apenas 12 anos, é residente do bairro Baixão, em Arapiraca

Por 7Segundos 07/12/2021 11h11 - Atualizado em 07/12/2021 12h12
Mãe pede ajuda para custear tratamento do filho de 12 anos que perdeu 100% da visão por inflamação na córnea
Gabriel de Almeida Borges - Foto: Arquivo Pessoal

Gabriel de Almeida Borges de apenas 12 anos, residente do bairro Baixão, em Arapiraca, precisa de ajuda para custear as despesas de um tratamento. Ele está com uma inflamação séria na córnea do olho esquerdo e perdeu 100% da visão, correndo o risco de afetar também o olho direito. O tratamento deve ser feito em Recife, e a família não tem condições de custear as despesas.

De acordo com o relato de Maria Eusecledja de Almeida, mãe de Gabriel, há três meses atrás o filho se queixou de uma coceira no olho e uma sensação de incômodo como um cisco.

Ela então levou o menino para Unidade de Emergência, lá eles informaram para a mesma que Gabriel precisava urgentemente ir a um hospital de olhos para iniciar o mais rápido possível um tratamento, pois ele estava parcialmente cego do olho esquerdo.

Sem condições de pagar uma consulta particular Maria foi ao posto de saúde, onde foi marcada uma consulta pelo SUS com espera de dois meses.

Com receio da espera, a mãe de Gabriel levou o mesmo para uma consulta com um oftalmologista da cidade, que aconteceu no dia 17 de novembro. Ela relatou que este examinou a criança rapidamente e em poucas palavras e sem dar muitas explicações disse que Gabriel estava 100% cego do olho esquerdo, que era uma inflamação na córnea, entregou uma amostra grátis de um colírio e pediu para que retornassem 15 dias depois.Maria relatou que ele não deu receita médica e nem passou exames.

Por não conseguir respostas sobre a cegueira repentina do filho, e por não ter especialistas em córnea em Arapiraca, ele procurou um especialista no caso e encontrou no Hospital da visão de Pernambuco. E através de uma campanha de doações conseguiram o valor para custear a consulta, exames, transporte e alimentação que foi realizada no último dia 29/11.

Após os exames foi dado o diagnóstico que Gabriel está com uma infecção que se deu pelo vírus da herpes, o que acabou afetando a córnea dele.

O médico afirmou que seria viável um transplante de córnea, mas devido a idade poderia haver uma rejeição.

A equipe médica chegou a conclusão de ser realizado um tratamento fisioterápico para tentar diminuir a infecção do vírus no olho, além disso ele precisará retornar para Recife para iniciar o tratamento, fazer novos exames e avaliações, e dependendo da evolução do tratamento irá ser submetido a uma cirurgia a laser no olho para tentar diminuir a cegueira.

O tratamento é longo, e apenas um dos exames custa o valor de 450 reais. Além disso, dependendo da evolução do caso, terá que realizar algumas viagens para Recife.

A mãe de Gabriel relatou que a família não tem condições de custear as despejas e até remédios que foram passados.Um óculos de descanso também foi receitado pelo médico para aliviar o outro olho que está bom e não afetá-lo também.

Maria relatou que o óculos está pronto na ótica, mas que não conseguiu o valor do pagamento.

Os médicos orientaram que eles retornassem após 20 dias da primeira consulta para reavaliar a situação, e se caso os remédios não fizer efeito , ver uma outra possibilidade para melhorar o caso.

A família precisa de ajuda de doações para retornar a Recife para dar continuidade ao tratamento, e tentar reverter o problema para que futuramente ele possa realizar o transplante de córnea.

Quem puder ajudar as doações podem ser feitas atráves do PIX:04795327459 (Maria Eusecledja de Almeida ) a mãe de Gabriel.

Para mais informações é só entrar em contato com o número (82)9-9639-0340.