Fila de espera para transplante de córnea mais que dobra no pós-pandemia
Números em Alagoas seguem tendência nacional
A fila de espera para o transplante de córnea mais que dobrou em Alagoas desde 2019. Naquele ano existiam 223 pessoas à espera do procedimento. Em 2023, esse número aumentou para 455, representando uma variação de 104% em quatro anos.
Os dados são da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), repassados ao Portal 7Segundos Maceió pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Mesmo sendo mais do dobro, o número deste ano foi inferior ao de 2022, que foi de 466.
Em 2020 e 2021, por conta da pandemia da Covid-19, as cirurgias deste tipo foram suspensas e retomadas apenas após a melhora do cenário pandêmico. No Brasil, o acesso ao procedimento é centralizado em uma única lista. Ou seja, engloba atendimentos nas redes pública e privada.
A córnea é uma camada transparente protetora que envolve o olho, e necessária para uma visão adequada. Quando esse tecido ocular é alvo de alguma complicação, um transplante pode ser necessário para evitar a evolução a problemas mais graves, como cegueira.
No país a quantidade também dobrou, indo de cerca de 12 mil pacientes no aguardo em 2019 para mais de 24 mil em março de 2023.
Últimas notícias
STF derruba decisão de Mendonça que prorrogou da CPMI do INSS
Escolas tem até sexta-feira (27) para confirmar participação nos Jogos Estudantis de Alagoas
Paulo Dantas entrega sementes e pavimentação urbana em Dois Riachos
Cibele Moura critica retirada de food trucks da Pajuçara e cobra alternativa viável para trabalhadores
Número de turistas estrangeiros em Alagoas cresce mais de 145% no primeiro bimestre
Reajuste de medicamentos deve impactar bolso dos alagoanos a partir de abril
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
