JHC anuncia avanços do Renasce Salgadinho e apresenta tecnologia inovadora usada na obra
Serão utilizadas placas de concreto para revestir todo o canal e garantir durabilidade da maior obra ambiental do Nordeste
O prefeito de Maceió, JHC, anunciou em suas redes sociais, nesta quinta-feira (11), o avanço no andamento das obras de requalificação ambiental do Renasce Salgadinho, cujo investimento é de R$ 92 milhões. JHC destacou o progresso dos serviços e a tecnologia inovadora utilizada para garantir a durabilidade e eficácia da maior obra ambiental urbana em andamento do Nordeste, que beneficiará cerca de 300 mil pessoas.
"Eu estou na cidade de concreto, e aqui também tem o Renasce Salgadinho. Para vocês terem uma ideia, o concreto que vai ser utilizado no canal do Salgadinho daria para construir um prédio de 10 andares. Esse concreto é ultra resistente”, disse JHC, acrescentando que a área do canal está sendo totalmente moldada em concreto, cobrindo cerca de um quilômetro.
Durante a visita à fábrica de pré-moldados, na Cidade Universitária, parte alta da cidade, o prefeito explicou que o canal original do Salgadinho, que é da década de 40, apresentava inúmeras deformidades devido à contaminação do lençol freático por esgoto.
"Com essas placas de concreto, que pesam cerca de seis toneladas, vamos revestir todo aquele canal que tem 80 anos e já estava deteriorado. Aquela sujeira, quando a gente passa no Salgadinho, que encontramos no fundo, vai acabar porque agora tudo será concretado”, explicou.
Segundo JHC, para o avanço das obras do Renasce Salgadinho, está sendo utilizada uma tecnologia inovadora, nunca antes aplicada em uma obra desse porte no estado. “Já temos prontas todas as linhas de recalques, as cinco bombas de última geração, a parte elétrica e hidráulica. Estamos ansiosos para ver a transformação que o projeto trará para Maceió, oferecendo novas possibilidades de crescimento e desenvolvimento para a cidade”, informou o prefeito.
Outro ponto importante é a construção de uma estação elevatória no Vale do Reginaldo, que levará o esgoto até a estação do Emissário Submarino, que proporcionará melhorias nos índices educacionais, além de fortalecer o turismo e a economia local. Todo o esgoto que cortava a cidade e contaminava a Praia da Avenida será tratado.
As obras que são subterrâneas estão 100% concluídas. Todas as bombas já chegaram, e todas as estações elevatórias vão iniciar a sua fase de teste, da Bacia do Salgadinho até o Emissário Submarino. Todos os riachos que desaguam lá, como Reginaldo, Pau d’Arco, do Sapo, Gulandi e Águas Férreas, irão bombear para a destinação final, que será em uma estação onde a BRK faz a gestão para depois seguir para o Emissário Submarino.