Sesau realiza inspeção sanitária e ambiental da água ofertada à população de Junqueiro
Ação visa averiguar os níveis microbiológico, de cloro e de turbidez da água disponibilizada no município

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) inspecionou, nesta terça-feira (16), a qualidade da água ofertada à população no município de Junqueiro, no Agreste de Alagoas. A ação tem como principal objetivo identificar possíveis riscos à saúde de quem consome a água fornecida pela concessionária pública, garantindo que o serviço oferecido aos moradores ocorra seguindo as normas técnicas estabelecidas pela legislação vigente.
O trabalho faz parte do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre a Sesau e a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) nos 87 municípios que são regulados pela Arsal. A parceria permite uma integração entre os órgãos e o compartilhamento de informações, com o foco na melhoria dos serviços que chegam até a sociedade alagoana.
Os dois órgãos, juntamente com um técnico da Vigilância em Saúde Ambiental do município, realizaram uma Inspeção Sanitária Ambiental no Sistema de Abastecimento de Água desde a captação (manancial superficial), estação de tratamento da água e na Rede de Distribuição. Amostras de água para o consumo humano foram coletadas e serão analisadas para verificar se estão dentro dos parâmetros de potabilidade, em que são avaliados os níveis de cloro e microbiológico, além da turbidez.
A assessora técnica de Vigilância em Saúde Ambiental, Gerlane Joaquim, destacou que algumas análises são feitas no momento da inspeção.
“O teste de CRL [Cloro Residual Livre] é feito em campo, no momento da coleta, enquanto outros são realizados em um segundo momento. Nosso objetivo é assegurar a qualidade da água que é fornecida à população alagoana”, disse.
Os demais parâmetros que asseguram a qualidade da água serão analisados no Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL), que é referência no âmbito estadual. As inspeções acontecem rotineiramente em todos os municípios alagoanos, com o intuito de assegurar a quantidade e a qualidade da água para todos os consumidores.
Veja também
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
