Instituto de Identificação emite carteiras de identidade para alunos com deficiência visual
Novo documento possibilita a inclusão de símbolos internacionais para pessoas com deficiências.
Cerca de 180 pessoas do Centro Estadual Cyro Accioly, tiveram a oportunidade de tirar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A unidade, especializado para pessoas com deficiência visual, recebeu durante três dias, a equipe itinerante do Instituto de Identificação de Alagoas.
O atendimento especial para pessoas com deficiência visual como cegueira, baixa visão, surdocegueira foi iniciada na última terça-feira (16) e encerrada nesta quinta-feira (18), na sede da própria escola no Centro de Maceió. A ação buscou facilitar o acesso ao serviço de emissão do documento e a garantindo do a cidadania para todos os cidadãos alagoanos.
José Flávio Tenório de Oliveira, gestor do Centro Cyro Accioly, enfatizou a importância da ação. “A parceria entre a segurança pública nas escolas é essencial para identificar alguns problemas, implementar algumas medidas preventivas e promover a cultura de segurança. Aqui no Cyro, notamos que a troca de informações e o diálogo entre as partes foi de fundamental importância para garantir a eficácia das ações de segurança pública aqui em nossa escola”.
Antônio Ferreira, superintende do Instituto de Identificação explicou que esta ação é fundamental para garantir o acesso pleno à cidadania e aos direitos de todos os alagoanos, reforçando o compromisso do governo de Alagoas com uma sociedade mais inclusiva e justa para todos. No caso específico, para os alunos do Centro, ele destacou que a nova identidade permite a inclusão do símbolo para pessoas com deficiências (PCD).
Ele explicou que a partir da inclusão desse símbolo na carteira física e na versão on-line é possível reconhecer qual ou quais deficiências o cidadão possui, sendo elas físicas, visuais, auditivas, mentais e motoras. Também é possível incluir o símbolo do autismo e da síndrome de Down, juntamente com a Classificação Internacional de Doenças (CID).
“Esta mudança auxilia significativamente as pessoas com deficiência, pois com a apresentação do laudo médico, a deficiência é registrada no documento de identidade, evitando constrangimentos e a necessidade de portar múltiplos documentos em diferentes locais”, afirmou o superintendente do Instituto de Identificação.
Além dos alunos, os profissionais que atuam no centro também tiveram a oportunidade de solicitar a emissão da carteira. Com o fim da ação, o Instituto espera imprimir e entregar todos os documentos no prazo de 30 dias.
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
