Iplan realiza primeiras oficinas do Plano Diretor com foco em mudanças climáticas
Encontros destacam a necessidade de desenvolvimento sustentável e envolvem Conselho do Plano Diretor e população em discussões fundamentais
O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan) realizou as primeiras oficinas do Plano Diretor nesta sexta-feira (19) e sábado (20). Os encontros discutiram as mudanças climáticas. A oficina de sexta-feira foi realizada com o Conselho do Plano Diretor, no Iplan, enquanto a deste sábado contou com a participação da população e foi realizada na Escola Municipal Nosso Lar, no bairro da Ponta Grossa.
A abertura das oficinas foi realizada pelo secretário-presidente do Iplan, Antonio Carvalho, que destacou a importância da revisão do Plano Diretor e suas temáticas. Em seguida, o palestrante convidado, que é arquiteto urbanista e ambientalista, Aldenir Paraguassu, falou sobre mudanças climáticas. Ele compartilhou sua experiência e forneceu um panorama sobre as mudanças climáticas no mundo e no Brasil.
Aldenir enfatizou a importância de incluir um plano de emergência no Plano Diretor para lidar com as mudanças climáticas e alertou sobre a situação de emergência atual, que influencia as cidades.
"É essencial aproveitar esta oportunidade para colocar ao público as preocupações que a humanidade tem hoje com relação ao processo das mudanças climáticas. Estas preocupações são especialmente evidentes diante do agravamento dessas mudanças. Considerando a obrigatoriedade legal de renovar e atualizar o Plano Diretor, é uma chance que não podemos deixar passar. Este plano deve colocar a questão das mudanças climáticas como carro-chefe, promovendo uma nova forma de ver e organizar a cidade”, enfatizou Aldenir.
As oficinas do Plano Diretor foram desenhadas para que os habitantes de Maceió pensem, discutam e construam coletivamente um futuro possível para a cidade, abordando questões emergentes como mudanças climáticas, direito à cidade e reestruturação da paisagem urbana.
Durante a oficina, os participantes foram divididos em três grupos. O primeiro grupo discutiu habitação, expansão urbana, dinâmica imobiliária, patrimônio cultural, uso e ocupação do solo e segurança. O segundo grupo abordou qualidade urbana e ambiental, desenvolvimento rural sustentável, meio ambiente, saneamento ambiental e áreas de risco à vida. O terceiro grupo tratou de equipamentos públicos, turismo, desenvolvimento econômico, mobilidade e transporte.
O Iplan dispõe de materiais de diagnóstico essenciais para a revisão do Plano Diretor, compilados desde o início do processo de revisão. A prefeitura também disponibilizou planos complementares, como o Plano de Desenvolvimento Econômico e o Plano Maceió Cidade Inteligente, que incluem diagnósticos abrangentes da cidade.
No planejamento urbano, são elaborados cadernos técnicos, começando pelo caderno de diagnóstico e seguido pelo caderno de proposições, cobrindo diferentes regiões da cidade. Alguns desses cadernos já estão prontos, enquanto outros estão em desenvolvimento.
A diretora de Planejamento Urbano e Cidades Inteligentes, Maria Luísa, destacou a importância do evento. “Esse momento é muito importante de escuta popular. É o primeiro passo da nossa retomada do Plano Diretor. As discussões não acabam aqui; na verdade, é apenas o início de um grande processo de participação popular para a formação de uma política pública urbana”, explicou a diretora.
Próximas oficinas
As próximas oficinas estão programadas para o dia 27 de julho, abordando o tema Direito à Cidade, com local a ser divulgado em breve. A última oficina, sobre Reestruturação da Paisagem Urbana, está marcada para o dia 3 de agosto, também com local a ser divulgado
Últimas notícias
Prefeita Tia Júlia prestigia segundo dia da Jornada Pedagógica da Educação
Ação de fiscalização em Arapiraca visa ampliar oferta de água na região
Carnaval da inclusão anima Bloquinho do Lar São José em Penedo
São Sebastião realiza city tour para apresentar potenciais turísticos para agentes e empresários do setor
Vigilância Sanitária interdita pastelaria no Vergel e apreende 300 kg de produtos impróprios para consumo
Atleta se diz “profundamente arrependido” após revelar traição ao vivo
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
