Meu papel é conviver com o presidente dos EUA, diz Lula após desistência de Biden
Presidente brasileiro afirmou que decisão do norte-americano de desistir de tentar a reeleição é pessoal e desejou que ‘vença o melhor

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta segunda-feira (22), que a desistência de Joe Biden de participar da eleição nos Estados Unidos é pessoal e disse que o seu papel é “conviver” com o futuro presidente norte-americano. O pleito está previsto para novembro deste ano.
“À medida que o presidente Biden resolveu tomar posição, o meu papel é torcer para que eles escolham um candidato ou uma candidata que disputa as eleições e que vença aquele que for o melhor, aquele que o povo americano for votar”, disse Lula em entrevista a agências internacionais de notícias.
“Porque o meu papel não é escolher presidente dos Estados Unidos, o meu papel é conviver com quem é o presidente dos Estados Unidos. Então seja um candidato democrata, seja o Biden, seja o Trump, a nossa relação vai ser uma relação civilizada de dois países importantes que têm uma relação diplomática de séculos e que a gente quer manter. E que temos parcerias estratégicas importantes com os Estados Unidos, nós queremos manter”, completou.
Biden, de 81 anos, desistiu de disputar a reeleição nos EUA. O candidato à Casa Branca estava sob pressão de aliados do Partido Democrata nas últimas semanas após desempenho considerado desastroso em um debate contra o republicano Donald Trump e uma série de gafes.
A saúde e a capacidade cognitiva de Biden vinham sendo questionadas dentro e fora do partido dele. Alguns doadores haviam cancelado repasses financeiros à campanha, como forma de pressioná-lo a desistir. Kamala Harris ainda não foi anunciada como a substituta do presidente, mas recebeu doações de US$ 49,6 milhões, cerca de R$ 270 milhões, segundo revelou um porta-voz do atual presidente.
Veja também
Últimas notícias

Senado vota mudança na Ficha Limpa que pode reduzir tempo de inelegibilidade de políticos

Ecoboat retira mais de mil toneladas de lixo da lagoa Mundaú e praias de Maceió

Adolescentes fabricavam armas e planejavam massacre em escola no DF

Prefeitura de Maceió paga salário de servidores nesta terça (26)

Juiz Bruce Lee recebe título de cidadão honorário de Piranhas

Brasas do Forró será destaque na 13ª Cavalgada dos Amigos do Zé Pacheco em São Sebastião
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
