Joaquim Barbosa diz que Congresso é “um horror” e critica Lula: “Incapaz de liderar”
Ex-ministro do STF, indicado por Lula ao Supremo Tribunal Federal (STF)

Normalmente discreto nas redes sociais e avesso a declarações públicas e entrevistas com declarações de impacto, o ex-ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), fez duras críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao Congresso Nacional.
Em mensagens publicadas em sua conta oficial no X (antigo Twitter), Barbosa – que declarou voto em Lula nas eleições de 2022 – afirmou que o presidente é “incapaz de liderar o país em várias áreas”. Segundo o ex-ministro do Supremo, o petista se tornou um “conservador ‘à la carte’”.
Ainda de acordo com Barbosa, o país está “acéfalo” e o Congresso Nacional é “omisso, retrógrado, um horror”.
“O presidente da República, também omisso em muitas questões, em cima do muro em outras, conservador ‘à la carte’, é incapaz de liderar o país em várias áreas em que poderíamos avançar significativamente se o natural poder de liderança e persuasão conferido ao ocupante da cadeira presidencial fosse inteligentemente usado para fazer avançar certas pautas que nos colocam na ‘vanguarda do obscurantismo’!”, escreveu Barbosa.
Indicado por Lula ao STF
Joaquim Barbosa foi ministro do STF de 2003 a 2014. Indicado por Lula para uma vaga na corte, o magistrado ocupou a presidência do tribunal entre 2012 e 2014. Sofrendo com alguns problemas de saúde, ele deixou a corte voluntariamente, antes mesmo de atingir a idade de aposentadoria compulsória.
Barbosa foi o relator do rumoroso processo do mensalão, que investigou o escândalo de corrupção que marcou o primeiro governo de Lula – vários integrantes do PT e do governo foram condenados pelo STF.
Em 2018, Barbosa se filiou ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) e teve o nome especulado como possível candidato à Presidência da República, mas acabou desistindo da ideia. Em fevereiro de 2022, anunciou sua saída do PSB.
Veja também
Últimas notícias

Adolescente é assediada por motorista de van após evento da Semana Santa em Palmeira dos Índios

Polícia Miiltar apreende 1,5kg de maconha em abordagem a suspeitos na Lagoa Mundaú

Três homems armados e com farta munição são presos após troca de tiros com a PM em Satuba

Motorista com sinais de embriaguez é detido com pistola no veículo em Maceió

Homem é esfaqueado em assalto próximo à Praia da Avenida, no Centro de Maceió

PM prende homem e recupera celulares de vítimas de roubo no Benedito Bentes
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
