Joaquim Barbosa dispara críticas a Lula: ‘Omisso’ e ‘conservador à la carte’
Nas redes sociais, ministro aposentado atacou o Congresso e afirmou que presidente é ‘incapaz de liderar o país’ em certas questões
O ministro aposentado do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa utilizou a rede social X (antigo Twitter) para atacar o Congresso Nacional e criticar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em quem declarou voto nas últimas eleições. Segundo ele, o petista é “omisso”, “conservador à la carte” e “incapaz de liderar o país” em determinadas questões.
O ex-presidente do STF afirmou que Lula “é incapaz de liderar o país” em várias áreas em que se poderia avançar significativamente se o “natural poder de liderança e persuasão conferido ao ocupante da cadeira presidencial fosse inteligentemente usado para fazer avançar certas pautas que nos colocam na ‘vanguarda do obscurantismo’”.
Barbosa esteve no STF de 2003 a 2014, sendo que nos dois últimos anos foi presidente da Corte. Ele foi indicado por Lula a ingressar ao tribunal e apoiou o petista nas eleições de 2022.
Após a vitória de Lula, o ex-ministro, na época, parabenizou o então presidente eleito. Também no X, ele disse que “venceram a democracia, a civilidade, a reverência às normas consensualmente estabelecidas para reger o bom funcionamento da sociedade”. “Parabéns a Lula, a Alckmin e aos governadores democraticamente eleitos neste domingo. E, claro, ao povo brasileiro.”
Na ocasião, ele também comemorou a derrota do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, dizendo que saíram “de cena o grotesco, a barbárie e a intimidação como elementos indissociáveis do exercício cotidiano do poder”.
Veja também
Últimas notícias
Estudantes da rede estadual participam de maratona de inovação para mulheres
Saúde anuncia R$ 9,8 bi para adaptar SUS a mudanças climáticas
Marechal Deodoro receberá 950 unidades habitacionais pelo Programa Minha Casa, Minha Vida
Alcolumbre: É ofensivo insinuar que cargos resolvem aprovação de Messias
Motorista sofre AVC enquanto dirige e é salvo por policiais militares na BR-104
Papagaios Chauás serão transferidos para reserva ambiental do Rio Niquim
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
