Joaquim Barbosa dispara críticas a Lula: ‘Omisso’ e ‘conservador à la carte’
Nas redes sociais, ministro aposentado atacou o Congresso e afirmou que presidente é ‘incapaz de liderar o país’ em certas questões

O ministro aposentado do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa utilizou a rede social X (antigo Twitter) para atacar o Congresso Nacional e criticar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em quem declarou voto nas últimas eleições. Segundo ele, o petista é “omisso”, “conservador à la carte” e “incapaz de liderar o país” em determinadas questões.
O ex-presidente do STF afirmou que Lula “é incapaz de liderar o país” em várias áreas em que se poderia avançar significativamente se o “natural poder de liderança e persuasão conferido ao ocupante da cadeira presidencial fosse inteligentemente usado para fazer avançar certas pautas que nos colocam na ‘vanguarda do obscurantismo’”.
Barbosa esteve no STF de 2003 a 2014, sendo que nos dois últimos anos foi presidente da Corte. Ele foi indicado por Lula a ingressar ao tribunal e apoiou o petista nas eleições de 2022.
Após a vitória de Lula, o ex-ministro, na época, parabenizou o então presidente eleito. Também no X, ele disse que “venceram a democracia, a civilidade, a reverência às normas consensualmente estabelecidas para reger o bom funcionamento da sociedade”. “Parabéns a Lula, a Alckmin e aos governadores democraticamente eleitos neste domingo. E, claro, ao povo brasileiro.”
Na ocasião, ele também comemorou a derrota do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, dizendo que saíram “de cena o grotesco, a barbárie e a intimidação como elementos indissociáveis do exercício cotidiano do poder”.
Veja também
Últimas notícias

Bolsonaro tem ‘melhora parcial’, mas segue sem previsão de alta
Veja como cada deputado de Alagoas votou na PEC da Blindagem

Governo Lula segue com 51% de desaprovação e 46% de aprovação, aponta Quaest

PEC da blindagem é aprovada por deputados e vai ao Senado

Homem é preso após trocar tiros com a polícia dentro de clínica na Gruta de Lourdes

Arapiraquense em situação de rua é morto a golpes de arma branca em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
