Curso de Letras-Libras da Ufal celebra dez anos com evento internacional
O evento Internellis colabora para o desenvolvimento dos estudos na área de Linguística das Línguas de Sinais existentes no mundo
Em comemoração aos seus 10 anos, o Curso de Letras-Libras da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) celebra a data com a realização do Internellis - Congresso Internacional de Estudo em Linguística de Línguas de Sinais, que está com inscrições e submissões de trabalhos abertas até o dia 31 de julho. Artigos selecionados poderão ser publicados em revista acadêmica Qualis A3 e resumos inscritos serão divulgados em anais.
No evento - que acontecerá entre 24 e 27 de setembro, na UFAL e na Uninassau de Maceió, campus Farol - os participantes terão acesso a palestras, minicursos, debates, simpósios temáticos, mesas redondas, dentre outros. Para se inscrever e saber mais informações, o interessado deve acessar o endereço https://doity.com.br/congresso-internellis.
Com o objetivo de animar e socializar, o Congresso promoverá a primeira edição do Surday, balada em comemoração ao dia da pessoa surda, que ocorrerá em 25 de setembro, na Boate Rex, Jaraguá, a partir das 20h30. De acordo com o docente do curso de Letras-Libras da Ufal e coordenador do Internellis, Humberto Meira, a data é importante para reafirmar os laços da comunidade surda, celebrar conquistas e fortalecer o engajamento da comunidade na reinvindicação de políticas públicas voltadas para a comunidade. “Todos, independentemente, se surdos ou não, estão convidados”, frisa Humberto Meira. O professor ainda afirma que a experiência só será possível pela parceria estabelecida com o Rex Bar.
O evento Internellis colabora para o desenvolvimento dos estudos na área de Linguística das Línguas de Sinais existentes no mundo. Para o docente Humberto Meira, “as pesquisas que se referem às Libras são fundamentais para o fortalecimento da língua no Brasil”. Sobre a importância de um evento internacional para se discutir a descrição da gramática, do léxico, da cultura surda e das relações entre Libras e outras línguas, Meira afirma que é importante promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre professores, intérpretes e outros profissionais, tanto do Brasil quanto de outros países.
Dentre os 17 palestrantes, o evento contará com a presença do professor de Linguística da Universidade do Texas em Austin, David Quinto-Pozos, da professora da Universidade Federal de Santa Catarina Mariane Stumpf - que realiza pesquisas relacionadas à escrita das línguas de sinais, da docente Pâmela Pernis, que pertence à Universidade de Colônia/Alemanha, do pós-doutor e professor titular da Ufal. Alexandre Melo, dentre outros convidados do Brasil e outros países. As referências sobre os pesquisadores que vão palestrar podem ser conferidas no site do Internellis.
O Surday
O Dia Nacional do Surdo, o Surday, é comemorado, no Brasil, no dia 26 de setembro e foi instituído por meio do decreto 11.796. A data foi escolhida como comemoração à primeira escola de surdos do país, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines).
Veja também
Últimas notícias
JHC destaca parceria com Lula para transformações sociais em Maceió
Procon Maceió orienta consumidores atingidos pela liquidação do Will Bank
Mulher invade chácara repetidas vezes e responde por perseguição em Arapiraca
Unimed Maceió deve indenizar cliente por falha na prestação de serviço
Estande de São Sebastião é destaque na Feira dos Municípios Alagoanos
Ministério Público publica edital de concurso público com vagas para níveis médio e superior
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
