Curso de Letras-Libras da Ufal celebra dez anos com evento internacional
O evento Internellis colabora para o desenvolvimento dos estudos na área de Linguística das Línguas de Sinais existentes no mundo
Em comemoração aos seus 10 anos, o Curso de Letras-Libras da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) celebra a data com a realização do Internellis - Congresso Internacional de Estudo em Linguística de Línguas de Sinais, que está com inscrições e submissões de trabalhos abertas até o dia 31 de julho. Artigos selecionados poderão ser publicados em revista acadêmica Qualis A3 e resumos inscritos serão divulgados em anais.
No evento - que acontecerá entre 24 e 27 de setembro, na UFAL e na Uninassau de Maceió, campus Farol - os participantes terão acesso a palestras, minicursos, debates, simpósios temáticos, mesas redondas, dentre outros. Para se inscrever e saber mais informações, o interessado deve acessar o endereço https://doity.com.br/congresso-internellis.
Com o objetivo de animar e socializar, o Congresso promoverá a primeira edição do Surday, balada em comemoração ao dia da pessoa surda, que ocorrerá em 25 de setembro, na Boate Rex, Jaraguá, a partir das 20h30. De acordo com o docente do curso de Letras-Libras da Ufal e coordenador do Internellis, Humberto Meira, a data é importante para reafirmar os laços da comunidade surda, celebrar conquistas e fortalecer o engajamento da comunidade na reinvindicação de políticas públicas voltadas para a comunidade. “Todos, independentemente, se surdos ou não, estão convidados”, frisa Humberto Meira. O professor ainda afirma que a experiência só será possível pela parceria estabelecida com o Rex Bar.
O evento Internellis colabora para o desenvolvimento dos estudos na área de Linguística das Línguas de Sinais existentes no mundo. Para o docente Humberto Meira, “as pesquisas que se referem às Libras são fundamentais para o fortalecimento da língua no Brasil”. Sobre a importância de um evento internacional para se discutir a descrição da gramática, do léxico, da cultura surda e das relações entre Libras e outras línguas, Meira afirma que é importante promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre professores, intérpretes e outros profissionais, tanto do Brasil quanto de outros países.
Dentre os 17 palestrantes, o evento contará com a presença do professor de Linguística da Universidade do Texas em Austin, David Quinto-Pozos, da professora da Universidade Federal de Santa Catarina Mariane Stumpf - que realiza pesquisas relacionadas à escrita das línguas de sinais, da docente Pâmela Pernis, que pertence à Universidade de Colônia/Alemanha, do pós-doutor e professor titular da Ufal. Alexandre Melo, dentre outros convidados do Brasil e outros países. As referências sobre os pesquisadores que vão palestrar podem ser conferidas no site do Internellis.
O Surday
O Dia Nacional do Surdo, o Surday, é comemorado, no Brasil, no dia 26 de setembro e foi instituído por meio do decreto 11.796. A data foi escolhida como comemoração à primeira escola de surdos do país, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines).
Veja também
Últimas notícias
Idosa é assassinada dentro de casa e neto de 17 anos é apontado como principal suspeito em Igaci
Cabeleireira é encontrada morta em canavial e homem confessa crime em São Miguel dos Campos
Cibele Moura participa de evento da PM em homenagem ao Dia da Mulher na orla de Maceió
Prefeitura de Rio Largo realiza evento Move Mulher em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Mais de 200 processos terão atuação do MP em mutirão contra violência doméstica
Filhotes de tartarugas marinhas são soltos na praia de Guaxuma e encantam crianças
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
