Vice-Governadoria promove debate com Ciro Gomes sobre cidadania e políticas públicas
Câmara de Estudos Políticos será no Centro de Convenções, em Jaraguá, no auditório Virgínio Loureiro, no térreo
A Vice-Governadoria de Alagoas vai promover uma palestra com o advogado e ex-ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, nesta quinta-feira (25). O evento faz parte da programação da Câmara de Estudos Políticos, criada pelo vice-governador Ronaldo Lessa. A palestra será no Centro de Convenções, em Jaraguá, no auditório Virgínio Loureiro, no térreo.
O evento é gratuito, aberto ao público em geral, e não requer inscrição. Uma coletiva de imprensa está marcada para às 9h30 no hall, com duração de 20 minutos, e na sequência terá início a palestra. Uma excelente oportunidade para os interessados.
O vice-governador Ronaldo Lessa enfatizou que não é suficiente apenas capacitar e inserir os cidadãos no mercado de trabalho. É igualmente importante promover a formação política, permitindo que eles desenvolvam uma percepção crítica das relações sociais. Além de adquirir habilidades técnicas para o mercado de trabalho, a formação política ajuda as pessoas a entenderem sua posição na sociedade, participar ativamente na vida pública e conhecer seus direitos e responsabilidades.
“Essa combinação oferece uma visão holística do desenvolvimento humano, contribuindo para uma sociedade mais consciente e igualitária. Além disso, a formação cidadã também possibilita que os indivíduos identifiquem quem está genuinamente contribuindo para o seu crescimento. Essa consciência permite discernir quem está ao seu lado, apoiando e compartilhando dos mesmos valores. Assim, a formação política não apenas amplia as habilidades profissionais, mas também fortalece os laços sociais e a compreensão das relações interpessoais”, afirmou.
De acordo com a coordenadora da Câmara de Estudos Políticos, Luciana Santana, o objetivo é fomentar discussões políticas de conjuntura com embasamento científico, por meio de evidências comprovadas. “Isso significa que vamos promover debates a partir de dados oficiais, tanto governamentais quanto produzidos por instituições de ensino e pesquisa. Esses dados serão elaborados por pesquisadores de diversas áreas, focando em três eixos principais: desenvolvimento socioeconômico, juventude e política e democracia contemporânea”, destacou. O objetivo é incentivar discussões relacionadas aos valores democráticos, pesquisas de opinião e processos políticos, sempre utilizando dados confiáveis e respeitando critérios teórico-metodológicos rigorosos.
Essas discussões ocorrerão em subgrupos temáticos, com a participação de lideranças da sociedade civil, de diferentes segmentos, perfis organizacionais, lideranças partidárias, políticas e agentes governamentais que trabalham diretamente na formulação de políticas públicas. Esses subgrupos abordarão tanto os eixos específicos quanto temas transversais, utilizando dados científicos na elaboração dessas políticas.
“A ideia é que esses grupos tenham uma interlocução permanente, permitindo que os participantes desenvolvam uma compreensão mais profunda sobre o contexto político, econômico e social, além de contribuírem para o aprimoramento e proposição de políticas públicas”, destacou a coordenadora.
Os pesquisadores envolvidos e a coordenação têm como meta contribuir para a formulação e aperfeiçoamento das políticas públicas no estado de Alagoas. “Estamos muito satisfeitos com o projeto e temos boas perspectivas para contribuir efetivamente com a melhoria da qualidade de vida e as mudanças estruturais em Alagoas”, esclareceu Luciana Santana.
SOBRE CIRO GOMES
Ciro Ferreira Gomes tem uma longa e diversificada trajetória política e administrativa. Iniciou sua carreira como deputado estadual no Ceará em 1982 e, em 1988, foi eleito prefeito de Fortaleza. Em 1990, tornou-se o mais jovem governador da história do Brasil ao ser eleito governador do Ceará. Durante a presidência de Itamar Franco, foi Ministro da Fazenda, contribuindo para a consolidação do Plano Real, e em 2003, a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assumiu o Ministério da Integração Nacional.
Além de suas funções executivas, Ciro foi deputado federal em 2006, sendo o mais votado proporcionalmente no país. Em 2013, tornou-se Secretário da Saúde do Ceará e, em 2015, presidiu a Transnordestina Logística S/A. Ciro também foi candidato à Presidência da República em 1998, 2002, 2018 e 2022. Formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará, estudou na Harvard Law School e é autor de diversos livros. Atualmente, é vice-presidente nacional do PDT, escreve a newsletter O Brasil Desvendado e está associado ao escritório de advocacia Porto Advogados.
Veja também
Últimas notícias
Filha é presa após ameaçar mãe para conseguir dinheiro para drogas em Arapiraca
Jovem morre após ser atingido por corda enquanto pilotava moto em Chã Preta
Seis crianças são vistas em objeto distante da areia na Praia do Sobral, em Maceió
Presidente Lula deve se reunir com setor produtivo após viagem para a COP
STF pode reduzir prisão de Bolsonaro a dois anos e quatro meses
Homem é preso após agredir companheira com chutes e puxões de cabelo em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
