Hospital Metropolitano realiza procedimento inovador pelo SUS para tratamento de tumores
Técnica conhecida como dissecção endoscópica da submucosa é menos invasiva e evita cirurgias de grande porte
Agora, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) acometidos por câncer gástrico, em estágio inicial, e atendidos no Hospital Metropolitano em Alagoas (HMA), em Maceió, têm acesso a um procedimento inovador para tratar a doença. Denominado de dissecção endoscópica da submucosa (ESD), o procedimento passou a ser implementado na unidade hospitalar esta semana, representando uma inovação na assistência oncológica, por ser menos invasivo do que os tradicionais, evitando cirurgias de grande porte no processo de remoção de alguns tipos de tumores do esôfago, estômago e intestino.
José Serapião, um agricultor aposentado de 68 anos e residente em Arapiraca, foi o paciente pioneiro a se beneficiar desse procedimento para tratar uma lesão extensa no reto, que comprometia quase metade da circunferência do órgão. O médico Bruno Vieira, endoscopista responsável, destacou a precisão da ESD, que permitiu a remoção completa da lesão precursora do câncer, impedindo a necessidade de uma cirurgia de grande porte e colostomia definitiva.
"O procedimento foi realizado com todos os cuidados necessários para a cirurgia endoscópica, utilizando nosso equipamento para localizar e remover completamente a lesão, sem a necessidade de nenhum corte ou cicatriz", explicou Bruno Vieira, ao enfatizar que a abordagem não apenas evita impactos severos na qualidade de vida dos pacientes, como também, é mais econômica, reduzindo o tempo de internação e promovendo uma recuperação precoce.
O paciente contou que, inicialmente, percebeu um leve sangramento ao evacuar em 2023, e foi no HMA que encontrou o tratamento adequado, após uma investigação médica em Arapiraca. "Estou confiante na minha rápida recuperação. Este hospital tem sido uma bênção, fui muito bem cuidado por toda a equipe", afirmou o paciente, destacando a importância do atendimento recebido.
Recuperação Rápida
Para o coordenador da Endoscopia no HMA, médico Daniel Costa, a técnica é especialmente vantajosa para a ressecção de lesões maiores em um único fragmento, o que requer habilidade técnica avançada. Ela remove alguns tipos de tumores do esôfago, estômago e intestino, conhecidos como neoplasias precoces, sejam elas benignas ou malignas na superfície.
“É uma opção menos invasiva e com menor incidência de eventos adversos. As lesões menores podem ser feitas ambulatorialmente e o paciente tem alta no mesmo dia ou no dia seguinte”, disse Daniel Costa, ressaltando a importância dos exames preventivos, como a colonoscopia, na detecção precoce de lesões gastrointestinais, o que permite um tratamento mais eficaz e menos invasivo.
Serviço de Endoscopia do HMASe
O Serviço de Endoscopia do HMA realiza, além da ESD, diversos procedimentos. Além de colonoscopia e endoscopia digestiva alta, é ofertado à população a polipectomia, mucosectomia, esclerose de varizes, dilatação de estenoses e Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica.
Últimas notícias
Advogada afirma ter recebido informação sobre possível esconderijo de Vitinho e promete acionar a Polícia Federal
Ana Maria assume que tentou 'meter atestado' para não entrevistar Matheus: 'Não me deram'
Davi Brito, campeão do BBB24, curte férias em Alagoas: 'o Caribe brasileiro é aqui'
Motociclista fica ferido após colisão com viatura na região central de Igreja Nova
Futuro das contas de Rui Palmeira será definido nesta quinta-feira
Condutor perde controle direcional do veículo e sofre acidente em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
