Fim da escala de trabalho 6×1? Debate acalorado toma a internet
Um abaixo-assinado online que pede revisão na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) já conta com mais de um milhão de assinaturas

Na última semana a discussão da redução da escala de trabalho 6×1 tomou conta das redes sociais. Um abaixo-assinado online que cobra o fim dessa jornada no Brasil já conta com um milhão e cem mil assinaturas. No Senado, avança a discussão sobre o tema.
Tramitam no Senado pelo menos três propostas para reduzir a jornada de trabalho sem perda salarial ou para incentivar as empresas a adotarem a medida. Para defensores da ideia, a diminuição de carga horária, além de beneficiar os empregados, pode até trazer ganho de produtividade para os patrões.
Uma pesquisa de opinião elaborada pelo Instituto DataSenado, em abril deste ano, revelou que 85% dos trabalhadores brasileiros acreditam que teriam mais qualidade de vida, caso tivessem um dia livre a mais na semana, sem corte no salário. Ao todo, 78% dizem que conseguiriam manter a mesma qualidade no trabalho.
A neuropsicóloga Juliana Gebrim explica que a psicologia do trabalho tem estudado extensivamente os efeitos das jornadas de trabalho prolongadas e intensas sobre a saúde mental e física dos trabalhadores.
“Para pessoas que trabalham na escala 6×1, a realidade é particularmente desafiadora, uma vez que a configuração de trabalho pode levar a um acúmulo de estresse e a uma sensação de falta de tempo para “viver” ou se envolver em atividades que tragam satisfação pessoal”.
Ainda segundo Juliana Gebrim, o excesso de trabalho, sem tempo suficiente para recuperação, é um fator de risco significativo para uma série de problemas psicológicos, incluindo ansiedade, depressão, burnout e problemas relacionados ao sono.
Uma das propostas que estão sendo analisadas no Senado é o projeto de lei (PL) 1.105/2023, que inclui na Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) a possibilidade de redução das horas trabalhadas diárias ou semanais, mediante acordo ou convenção coletiva, sem perda na remuneração.
O abaixo-assinado online que pede o fim da escala de trabalho 6×1 chegou a um milhão e duzentos mil assinaturas e pede revisão da CLT, com o objetivo de proporcionar uma maior qualidade de vida para os trabalhadores. O movimento foi criado pelo grupo Vida Além do Trabalho (VAT).
Redes sociais
No X internautas tiveram um debate acalorado acerca do tema. Comentários contra, ou a favor, da escala 6×1 acumularam milhares de curtidas na rede social.
A discussão também gerou diversos memes. Um internauta brincou com a situação: “Engraçado demais esse site (X), o pessoal da escala 6×1 quer a 5×2 e o pessoal da 5×2 quer a escala 4×3”. Outro disse: “Sou a favor da escala 6×1. A cada seis dias de descanso, uma folga”.
Últimas notícias

Leonardo Dias aprova Projeto de Lei que declara a Feirinha da Pajuçara patrimônio cultural de Maceió

Ônibus despenca em ribanceira e causa pânico entre passageiros em Marechal Deodoro

TJAL inaugura Arquivo Judiciário e novas instalações no Fórum de Arapiraca

Ao lado de Messias, Lula recebe deputado e bispos evangélicos no Planalto

PRF prende homem com mandado de prisão por pensão alimentícia, em Joaquim Gomes

Governo de Alagoas oferta exame gratuito de mamografia para servidoras do Estado
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
