Ações de combate ao trabalho infantil são realizadas em Maceió
Atividades preventivas são executadas todos os dias na capital
A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), está realizando ações de combate ao trabalho infantil na capital alagoana. O trabalho é feito pelas equipes do Serviço de Abordagem Social que fazem busca ativa nas ruas da cidade para identificar crianças e adolescentes e fazer os encaminhamentos necessários às famílias.
Crianças e adolescentes em situação de exploração são encaminhadas também aos 16 núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, para prevenir ocorrência de situações de exclusão social e de risco, como o trabalho infantil.
Para mudar a realidade de jovens maceioenses encontrados em situação de vulnerabilidade, e trabalho infantil a Subsecretaria da Primeira Infância, Criança e do Adolescente da Semdes tem incluído adolescentes no programa Jovem Aprendiz.
A ação faz parte do Projeto + Oportunidade. Segundo a subsecretaria da Primeira Infância, Taciana Flores, é uma preocupação da Semdes oportunizar a esses jovens, que estão em situação de vulnerabilidade social, conhecimento e ingresso no mercado de trabalho seguro.
“Iniciamos o Projeto + Oportunidade no ano passado, fazendo busca ativa, e encontramos adolescentes em situação de trabalho infantil. Depois visitamos as famílias e fizemos encaminhamentos para escolas, para os adolescentes que não estavam estudando, como também foram incluídos no programa Jovem Aprendiz”, explicou Taciana.
Durante grandes eventos, a Semdes sempre está presente realizando ações de combate ao trabalho infantil, como o São João de Maceió. Em 2024, foram realizadas atividades de sensibilização e de busca ativa para combater a prática com distribuição de material informativo para os ambulantes.
Mais ações
Para diagnosticar os números de casos de trabalho infantil no município de Maceió, a Semdes vai contratar uma empresa especializada para fazer o levantamento e definiu um técnico de referência para efetivar as ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). A secretaria solicitou cofinanciamento federal para executar as ações.
A Semdes investe na capacitação de educadores sociais para fazer busca ativa de casos de trabalho infantil no município de Maceió. Outra iniciativa efetivada é a sensibilização de entrevistadores do Cadastro Único para a identificação da prática e consequente proteção social para as famílias, quando identificada a violação de direitos.
Educação
Em paralelo às demais ações, a Secretaria de Educação de Maceió trabalha de forma permanente nas unidades de ensino municipais, atividades educativas e de conscientização sobre a importância do combate ao trabalho infantil.
A carência histórica de vagas na Educação Infantil está sendo reduzida com a ampliação da oferta em tempo integral, além das diversas atividades realizadas no contraturno, o que contribui para manter as crianças e adolescentes dentro das escolas, garantindo mais tranquilidade e segurança para que os pais e responsáveis possam trabalhar.
A educação em tempo integral é oferecida em 40 unidades escolares da rede pública municipal de ensino com mais de cinco mil estudantes beneficiados. A meta é ampliar o número e universalizar a modalidade e manter crianças e adolescentes em sala de aula, cada vez mais longes do trabalho infantil.
Veja também
Últimas notícias

Em derrota para governo, Câmara retira de pauta MP que renderia R$ 17 bi

Hamas confirma que chegou a acordo com Israel para encerrar guerra em Gaza

Comerciantes do Mercado da Produção protestam após risco de corte de energia em Maceió

PF investiga possível ligação de crime organizado com crise do metanol

Ronda do Bairro recupera moto roubada em área de mata no Benedito Bentes em Maceió

Maribondo inicia nova fase: pré-inscrições abertas para o Programa Geração Futuro
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
