Marechal inaugura primeiro Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista de Alagoas
Inauguração do Centro Especializado foi realizada nesta sexta-feira (2/8)
O município de Marechal Deodoro é o primeiro no estado de Alagoas a disponibilizar na rede pública de saúde uma unidade de referência no tratamento de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A inauguração do Centro Especializado de Referência em Transtorno do Espectro Autista (Certea) foi realizada nesta sexta-feira (2/8), como parte das comemorações dos 433 anos da cidade de Marechal.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Cláudio Filho Cacau (MDB), do deputado estadual Alexandre Ayres e da secretária Estadual da Cidadania da Pessoa com Deficiência, Arabella Mendonça.
“Este é um local pensado para as famílias”, explicou o prefeito Cacau. “Aqui nós cuidaremos do todo, das pessoas com TEA e seus familiares, que também merecem atenção e carinho. Temos uma sala com toda a infraestrutura necessária para que os acompanhantes tenham um local apropriado para aguardar com conforto. E também pensamos no transporte, com uma van para buscar em casa e depois levá-los de volta às suas residências. É um serviço completo, e Marechal mais uma vez inova com inclusão e dignidade para quem tem TEA”, completou.
A secretária Arabella Mendonça parabenizou a gestão pela iniciativa voltada para políticas públicas de qualidade.
“Esta unidade é a melhor estratégia de equipamento público no atendimento dessa demanda. Temos um serviço que é referência para essas famílias, e que não pensa em internar ou esconder da sociedade, como se fez durante muito tempo. Isso traz visibilidade, para que as pessoas possam respeitar e reconhecer o protagonismo de cada uma dessas pessoas”, afirmou.
Katiúscia, terapeuta ocupacional, diagnosticada com autismo e mãe de duas crianças que serão atendidas no Certea, emocionou-se ao falar sobre suas experiências pessoais com o TEA. “Eu fiquei imensamente feliz quando o Cacau me convidou para fazer parte desse projeto e poder concretizar esse sonho. Cada detalhe foi pensado na funcionalidade, na independência, em atender bem a população, principalmente aqueles que não têm condições financeiras”, disse, emocionada.
O Certea
O centro é resultado de um investimento de mais de R$ 5 milhões e conta com consultórios de psicopedagogia, psicologia, fonoaudiologia na área de seletividade alimentar e de linguagem, fisioterapia, neurologia e psiquiatria, além de salas para atividades de terapia ocupacional, integração sensorial, musicalização e assistência social. O Certea contará com uma emenda parlamentar do deputado estadual Alexandre Ayres, no valor de R$ 2 milhões, para custeio das atividades.
Além disso, a unidade prevê a oferta de outras atividades à comunidade, como apresentações culturais (teatro, dança, música e cinema), esportivas (quadra poliesportiva, ginástica e piscina para aulas de natação/hidroginástica), formativas (capacitação e palestras com diversas temáticas voltadas para as pessoas com TEA, como saúde, educação e trabalho) e autocuidado (atividades da vida diária).
Veja também
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
