Política

Deputado cobra soluções para venda de imóveis em bairros afetados pela Braskem

Reunião aconteceu nesta terça-feira, 6, na Assembleia Legislativa

Por 7Segundos, com Assessoria 06/08/2024 15h03 - Atualizado em 06/08/2024 18h06
Deputado cobra soluções para venda de imóveis em bairros afetados pela Braskem
Reunião aconteceu nesta terça-feira, 6, na Assembleia Legislativa - Foto: Assessoria

O deputado Delegado Leonam (União Brasil), que também é corretor de imóveis, reuniu nesta terça-feira, 6, na Assembleia Legislativa, representantes da Caixa Econômica Federal, corretores de imóveis e moradores de bairros adjacentes da área de risco de Maceió. 

Na pauta, a venda de imóveis próximos às áreas consideradas de risco em Maceió. “Fui procurado por moradores da região e corretores de imóveis, que me pediram para interceder junto à Caixa para que ela volte a financiar imóveis nas regiões no entorno dos bairros afetados pela instabilidade do solo provocada pela mineração de sal-gema pela empresa Braskem”, disse.

O problema, segundo o deputado, é que as seguradoras credenciadas junto à Caixa estão se recusando a fazer a cobertura do seguro para imóveis próximos às áreas afetadas pela mineração. Os bancos privados, por sua vez, aceitam o financiamento, mas com juros acima do mercado. Ainda segundo o parlamentar, isso impede que a concessão de financiamento seja realizada, nestas áreas, pelas regras do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), prejudicando diretamente o vendedor, o comprador e o corretor de imóveis.

Ao final da reunião, os representantes da Caixa Econômica Federal entenderam a situação de todos os envolvidos e prometeram analisar a situação no menor espaço de tempo possível. Estavam presentes na reunião, o superintendente da Caixa, Manasses Jean; o ex-presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI/AL), Manoel Santana; a diretora da Caixa, Vanessa Leão; o assessor do senador Rodrigo Cunha, Fábio Rodrigues. As reivindicações foram feitas por moradores da Pitanguinha, Gruta de Lourdes, Farol, entre outros bairros atingidos pelo problema.