Olimpíadas

Ministério das Comunicações apaga post que tirava Rebeca do pódio

Objetivo da montagem era fazer propaganda para um projeto de tecnologia e inclusão do governo

Por 7segundos com CNN 06/08/2024 18h06
Ministério das Comunicações apaga post que tirava Rebeca do pódio
Em imagem que causou controvérsia, Rebeca Andrade era substituída por computador - Foto: Redes Sociais

O Ministério das Comunicações decidiu apagar a postagem que tirava Rebeca Andrade do pódio para dar lugar a um computador de um programa da pasta. A postagem havia sido feita por volta das 13h dessa segunda-feira (5), horas depois da atleta brasileira conquistar o ouro histórico no solo da ginástica artística.

Na imagem, as duas americanas Simone Biles e Jordan Chiles reverenciavam um laptop do programa ‘Computadores para Inclusão’, programa criado na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mantido sob o governo Lula (PT). Ele é uma das iniciativas conduzidas pelo ministro Juscelino Filho (União Brasil).

A postagem foi criticada nas redes sociais. As pessoas interpretaram como desrespeito tirar a maior medalhista da história do país do pódio que rendeu um registro emblemático, para fazer propaganda do governo. Depois da repercussão, na manhã desta terça (6), o governo deletou a postagem.

Eles também emitiram uma nota com pedido de desculpas às mulheres pretas e refrçaram ‘a grandeza desta conquista histórica de Rebeca Andrade’. “O Ministério das Comunicações reconhece que a postagem não foi adequada e deu margem para interpretações que não condizem com o sentimento e trabalho do Governo Federal”, diz o texto.

A postagem foi, então, substituída por uma nova imagem, em que a foto original é mantida, com Rebeca no centro do pódio e, no entorno dela, quatro logos de programas da pasta reverenciando a atleta. “Todos os brasileiros e brasileiras se sentiram honrados pela Rebeca, mas, principalmente, cada mulher preta brasileira subiu junto no topo do pódio com ela”, diz a nova imagem.

CONFIRA A NOTA: 

O Ministério das Comunicações reconhece que a postagem não foi adequada e deu margem para interpretações que não condizem com o sentimento e trabalho do Governo Federal, nem com a grandeza desta conquista histórica de Rebeca Andrade. Por isso, pedimos sinceras desculpas à atleta e a todos os brasileiros e brasileiras pela postagem, especialmente às mulheres pretas, que estão tão bem representadas no pódio de Rebeca Andrade.

O objetivo foi fazer uma publicação relacionando políticas públicas com as Olimpíadas, assim como já tinha sido feito com a foto icônica de Gabriel Medina, cujo meme circulou o Brasil. A própria legenda explicava que a pasta reverencia Rebeca e tem ela como inspiração.

Uma nova publicação foi feita para deixar explícita a admiração que o Ministério das Comunicações tem por Rebeca Andrade e suas conquistas, que tanto representa para o país como uma mulher preta medalhista olímpica. O Ministério das Comunicações reverencia Rebeca Andrade. Ela não só entrou para a nossa história, ela é a nossa história.