Seplag tem participação na elaboração do PL dos precatórios do Fundef
A pasta atuou também no levantamento de dados dos servidores que poderão receber os precatórios

Para a elaboração do Projeto de Lei (PL) que trata dos precatórios do extinto Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), diversos órgãos do Governo de Alagoas estiveram envolvidos e, entre eles, a Secretaria de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag). A pasta atuou na elaboração da minuta do PL e no levantamento da base de dados dos servidores que poderão receber os precatórios.
Desde o início do ano o corpo técnico da Seplag esteve em reuniões com os demais órgãos que compõem o Grupo Técnico (GT), formado para a deliberação do tema, como a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Alagoas Previdência, Secretaria de Estado do Governo (Segov), Gabinete Civil e também com representantes da categoria dos profissionais do magistério, como o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (SINTEAL).
Após a elaboração da minuta, foi realizada a solenidade, na quinta-feira (15), em que o governador de Alagoas, Paulo Dantas, assinou o documento que foi encaminhado para a votação na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE-AL).
“O trabalho realizado pela Seplag consistiu em um levantamento detalhado da legislação existente, analisando como outros estados abordaram a questão e quais parâmetros utilizaram para a distribuição. Com base nesse estudo, desenvolvemos junto ao Grupo de Trabalho uma minuta de lei que visa garantir a efetividade dessa distribuição", conta Karine Daniele da Silva, secretária especial de gestão e patrimônio da Seplag.
Além disso, o levantamento da base de dados dos servidores ativos que trabalharam entre 1998 e 2006 e que serão contemplados com o recebimento do valor do precatório foi realizado pela Seplag, em parceria com a Seduc.
Benefícios
Através do acordo com a União, a aprovação do PL irá assegurar o recebimento de R$ 1,1 bilhão em recursos para os profissionais da Educação de Alagoas e para que sejam utilizados para mais investimentos em infraestrutura escolar.
Esses recursos serão depositados em três parcelas. A primeira, que corresponde a 40% do valor total, será liberada ainda este ano. A segunda e a terceira parcela (30% cada), estarão disponíveis em 2025 e 2026, respectivamente.
“Nós já temos R$ 214 milhões na conta da Secretaria da Fazenda para disponibilizar para vocês. Então a gente está na torcida para que os deputados aprovem o quanto antes (o projeto de lei), porque já foi viabilizado todos os critérios de partilhas”, lembrou o governador Paulo Dantas, durante solenidade para a assinatura do PL.
A Emenda Constitucional n° 114/2021 determina que o estado repasse, no mínimo, 60% do valor aos profissionais do magistério, ativos e inativos - que compõem, também, os aposentados e pensionistas -, na forma de abono, sendo vedada a incorporação na remuneração, na aposentadoria ou pensão.
O valor restante deverá ser investido em ações consideradas como de manutenção e desenvolvimento do ensino fundamental.
Últimas notícias

Sesau assegura a transferência de mais um bebê cardiopata para realizar cirurgia em Recife

Mulher fica ferida ao ser atingida com capacete por companheira na Santa Lúcia

Programa de planejamento reprodutivo do Cria já inseriu mais de 1.350 DIUs em Alagoas

Ataque russo com drones em hospital militar e prédios deixa dois mortos e 30 feridos na Ucrânia

Corpo de jovem de 22 anos com marcas de tiros é encontrado por trás de shopping em Maceió

Homem é agredido por populares após ferir esposa com arma branca na Ponta Grossa
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
