Estudante é diagnosticada com meningite em Maceió; SMS toma medidas de segurança
Aluna da rede municipal de ensino da capital teve o diagnostico confirmado na última segunda-feira (19)

Uma criança, aluna de uma escola da rede municipal de ensino de Maceió, foi diagnosticada com meningite do tipo bacteriana, na última segunda-feira (19). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou o diagnóstico da menina, por meio de nota e informou que tomou medidas de segurança, como o fornecimento de medicamentos de profilaxia para quem teve contato próximo com a aluna, além de orientações aos pais e responsáveis.
O caso ocorreu após uma outra criança, de apenas cinco anos, ter falecido com suspeita da doença no município de Satuba, região metropolitana de Maceió. A divulgação do óbito ocorreu nessa terça-feira (20). O tipo da doença está sendo investigado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Ainda com relação ao caso confirmado da aluna do 3º ano B da Escola Municipal Doutor José Carneiro, localizada no bairro Farol, a Semed disse que a unidade escolar deverá ser monitorada pelos próximos 10 dias. Confira nota na íntegra:
NOTA
A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) informa que adotou todas as providências necessárias depois que uma estudante do 3º ano B da Escola Municipal Doutor José Carneiro, localizada no Farol, foi diagnosticada com meningite bacteriana na segunda-feira (19).
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esteve na unidade escolar e, na tarde desta terça-feira (20), retornou ao local.
Colegas de turma da estudante, acompanhados de seus responsáveis, professores e outras pessoas que tiveram contato mais próximo com ela receberam a profilaxia (uso de antibiótico para prevenção da doença).
A SMS também prestou orientações aos pais e responsáveis pelos estudantes da unidade escolar, que será monitorada durante 10 dias.
Sintomas
Os principais sintomas em casos de meningite são: dor e rigidez na nuca, manchas avermelhadas pelo corpo, cefaléia, febre, convulsões, vômito e demandam atendimento médico imediato.
Em Alerta
Ocorre nesta quarta-feira (21), em Maceió, uma audiência pública que irá discutir o aumento de casos e a atual política pública de enfrentamento da meningite em Alagoas, especialmente na capital, incluindo a liberação da vacina contra a meningite tipo B. O encontro será realizado pelo Ministério Público Federal (MPF), às 14h, no auditório da Procuradoria da República no Estado de Alagoas, no Barro Duro.
Veja também
Últimas notícias

Detran Alagoas orienta como evitar possíveis golpes na compra de veículos usados

CNU 2025: Governo divulga gabaritos oficiais da prova; veja as respostas

INSS, IOF e perda de mandato: veja destaques na pauta do Congresso desta semana

Acidente de trânsito deixa dois jovens feridos na AL-220 em Arapiraca

José Dirceu: 'Bolsonaro não tem condições de ir para a prisão comum'

Dono de barraca de praia é preso por se masturbar olhando para cliente na Praia de Jatiúca
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
