Criança de 1 ano morre com suspeita de meningite, em Maceió
A divulgação da morte veio das redes sociais do médico que atestou o óbito da criança
Uma criança de apenas um ano de idade morreu, nessa quinta-feira (11), com suspeita de meningite, em Maceió. De acordo com o médico responsável por atestar o óbito, Marcos Gonçalves, o falecimento ocorreu após a criança dar entrada no Hospital Geral do Estado (HGE), em menos de 24 horas do início dos sintomas.
O pediatra e alergista acabou divulgando o acontecimento em duas redes sociais, como forma de desabafo. Marcos lamentou o fato de muitas famílias ainda estarem se recusando a vacinar suas crianças contra doenças que podem ser fatais, mas que possuem vacina. “Falo todos os dias sobre a vacinação. Sobre doenças que podemos evitar com vacinação”, alertou o pediatra.
O médico aproveitou para mostrar em suas postagens algumas características da doença, que pode ser mortal, para alertar a população, como lesões na pele.
A redação do 7Segundos entrou em contato com o HGE e com A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para confirmar a causa da morte da criança, mas a informação, até o momento, é de que os técnicos estão verificando o caso. Em breve mais informações.
A doença
A meningite é uma inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, geralmente causada por uma infecção. Geralmente é causada por uma infecção viral, mas também pode ser de origem bacteriana ou fúngica. As vacinas podem prevenir algumas formas de meningite.
Os sintomas incluem dor de cabeça, febre e torcicolo. Dependendo da causa, a meningite pode melhorar com o tempo ou pode ser fatal, necessitando de tratamento antibiótico urgente.
Esquema vacinal
Segundo o Esquema Vacinal do Programa Nacional de Imunização (PNI), órgão vinculado ao MS, a vacina Meningocócica Conjugada C protege contra a Doença Meningocócica, causada pelo meningococo do sorogrupo C e destina-se a crianças de 3 e 5 meses, com reforço ao completar 1 ano de idade. A Meningocócica Conjugada A, C, W e Y, evita contra a Doença Meningocócica causada pelos meningococos dos sorogrupos A, C, W e Y, sendo voltada para adolescentes na faixa etária de 11 a 14 anos.
Com relação à Pentavalente, ela protege contra a Doença Meningocócica, causada pela bactéria Haemophilus influenzae tipo b, e deve ser destinada às crianças de 2, 4 e 6 meses de idade. Já a vacina Pneumocócica Conjugada 10-Valente, que protege contra a meningite causada por 10 sorotipos de Streptococcus pneumoniae, é voltada para crianças de 2 e 4 meses, com reforço ao completar um 1 ano de idade. E, por fim, a BCG, que é destinada a conferir proteção contra a meningite tuberculosa, é ofertada pelo MS em dose única e deve ser aplicada nos recém-nascidos.
Veja também
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
