Maceió discute com Ministério da Saúde ações voltadas ao combate à meningite
Iniciativa debate protocolos e capacitação de profissionais

Nos dias 14 e 15 de agosto, profissionais da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) participaram de discussões sobre o combate à meningite, no Centro de Convenções, em Jaraguá. A iniciativa contou, ainda, com a participação de representantes do Ministério da Saúde, Conselho de Secretarias Municipais de Alagoas e Secretaria Estadual de Saúde.
Nos dois dias, o evento foi organizado em torno de reuniões com gestores de saúde, discussões de protocolos e capacitação de profissionais, visando o enfrentamento da meningite em todo o estado.
A subsecretária de Atenção Primária da SMS, Roberta Borges, participou da mesa de abertura e destacou o que Maceió vem fazendo diante do cenário da meningite. “Desde 2022, quando começaram a aparecer os primeiros casos de doença meningocócica, estamos trabalhando em parceria com a Vigilância Estadual. Divulgamos notas técnicas, fizemos identificação dos locais onde estavam aparecendo mais casos para enfrentar precocemente o problema”, afirmou.
Os profissionais das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Pronto-Socorros (PAs), hospitais públicos e privados, participaram de capacitações sobre os protocolos de manejo de casos suspeitos de meningite, aspectos assistenciais e clínicos, além do fluxo de assistência de pacientes com suspeita da doença.
“Enquanto Município, estamos muito próximos aos maceioenses. Então, nosso trabalho é realizado em residências, escolas, estabelecimentos de saúde, com nossas equipes orientando a população, realizando quimioprofilaxia de casos suspeitos, capacitando profissionais das Unidades de Pronto Atendimento, para que possamos dar uma pronta resposta à população. Também reforçamos a vacinação contra a meningite C e ACWY, espalhados em diversos pontos da cidade, inclusive com estratégias casa a casa, para dar maior acesso à população”, completou Roberta Borges.
A coordenadora-técnica de Vigilância de Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis da SMS, Rosicleide Barbosa, reforçou durante as discussões que desde a suspeita do caso de meningite, as equipes vão a campo para realizar a quimioprofilaxia.
“Com esse trabalho, conseguimos quebrar a cadeia de transmissão da doença. Nossas equipes atuam a qualquer momento quando surgem novos casos para dar resposta imediata. Quando o caso ocorre em escolas e creches, por exemplo, também já fazemos atualização vacinal no local”, pontuou.
Ao final dos trabalhos, o Ministério da Saúde também se reuniu com representantes das pastas municipal e estadual para mais encaminhamentos.
Veja também
Últimas notícias

Bombeiros resgatam mãe e filho de afogamento em praia de Maceió
MP/AL oferta denúncia por crime doloso contra policiais no caso Gabriel Lincoln

Polícia Civil prende em Maravilha, Sertão de AL, foragido de Pernambuco suspeito de homicídio

Em Girau, prefeito Bebeto Barros recebe nova ambulância do Samu ao lado de Paulo Dantas

JHC encontra Davi Filho e Antônio Albuquerque para discutir 2026

Rainha das lives: Rica de Marré anuncia live exclusiva de lançamento nesta quinta (28)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
