Maceió discute com Ministério da Saúde ações voltadas ao combate à meningite
Iniciativa debate protocolos e capacitação de profissionais

Nos dias 14 e 15 de agosto, profissionais da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) participaram de discussões sobre o combate à meningite, no Centro de Convenções, em Jaraguá. A iniciativa contou, ainda, com a participação de representantes do Ministério da Saúde, Conselho de Secretarias Municipais de Alagoas e Secretaria Estadual de Saúde.
Nos dois dias, o evento foi organizado em torno de reuniões com gestores de saúde, discussões de protocolos e capacitação de profissionais, visando o enfrentamento da meningite em todo o estado.
A subsecretária de Atenção Primária da SMS, Roberta Borges, participou da mesa de abertura e destacou o que Maceió vem fazendo diante do cenário da meningite. “Desde 2022, quando começaram a aparecer os primeiros casos de doença meningocócica, estamos trabalhando em parceria com a Vigilância Estadual. Divulgamos notas técnicas, fizemos identificação dos locais onde estavam aparecendo mais casos para enfrentar precocemente o problema”, afirmou.
Os profissionais das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Pronto-Socorros (PAs), hospitais públicos e privados, participaram de capacitações sobre os protocolos de manejo de casos suspeitos de meningite, aspectos assistenciais e clínicos, além do fluxo de assistência de pacientes com suspeita da doença.
“Enquanto Município, estamos muito próximos aos maceioenses. Então, nosso trabalho é realizado em residências, escolas, estabelecimentos de saúde, com nossas equipes orientando a população, realizando quimioprofilaxia de casos suspeitos, capacitando profissionais das Unidades de Pronto Atendimento, para que possamos dar uma pronta resposta à população. Também reforçamos a vacinação contra a meningite C e ACWY, espalhados em diversos pontos da cidade, inclusive com estratégias casa a casa, para dar maior acesso à população”, completou Roberta Borges.
A coordenadora-técnica de Vigilância de Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis da SMS, Rosicleide Barbosa, reforçou durante as discussões que desde a suspeita do caso de meningite, as equipes vão a campo para realizar a quimioprofilaxia.
“Com esse trabalho, conseguimos quebrar a cadeia de transmissão da doença. Nossas equipes atuam a qualquer momento quando surgem novos casos para dar resposta imediata. Quando o caso ocorre em escolas e creches, por exemplo, também já fazemos atualização vacinal no local”, pontuou.
Ao final dos trabalhos, o Ministério da Saúde também se reuniu com representantes das pastas municipal e estadual para mais encaminhamentos.
Veja também
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
