Maceió discute com Ministério da Saúde ações voltadas ao combate à meningite
Iniciativa debate protocolos e capacitação de profissionais
Nos dias 14 e 15 de agosto, profissionais da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) participaram de discussões sobre o combate à meningite, no Centro de Convenções, em Jaraguá. A iniciativa contou, ainda, com a participação de representantes do Ministério da Saúde, Conselho de Secretarias Municipais de Alagoas e Secretaria Estadual de Saúde.
Nos dois dias, o evento foi organizado em torno de reuniões com gestores de saúde, discussões de protocolos e capacitação de profissionais, visando o enfrentamento da meningite em todo o estado.
A subsecretária de Atenção Primária da SMS, Roberta Borges, participou da mesa de abertura e destacou o que Maceió vem fazendo diante do cenário da meningite. “Desde 2022, quando começaram a aparecer os primeiros casos de doença meningocócica, estamos trabalhando em parceria com a Vigilância Estadual. Divulgamos notas técnicas, fizemos identificação dos locais onde estavam aparecendo mais casos para enfrentar precocemente o problema”, afirmou.
Os profissionais das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Pronto-Socorros (PAs), hospitais públicos e privados, participaram de capacitações sobre os protocolos de manejo de casos suspeitos de meningite, aspectos assistenciais e clínicos, além do fluxo de assistência de pacientes com suspeita da doença.
“Enquanto Município, estamos muito próximos aos maceioenses. Então, nosso trabalho é realizado em residências, escolas, estabelecimentos de saúde, com nossas equipes orientando a população, realizando quimioprofilaxia de casos suspeitos, capacitando profissionais das Unidades de Pronto Atendimento, para que possamos dar uma pronta resposta à população. Também reforçamos a vacinação contra a meningite C e ACWY, espalhados em diversos pontos da cidade, inclusive com estratégias casa a casa, para dar maior acesso à população”, completou Roberta Borges.
A coordenadora-técnica de Vigilância de Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis da SMS, Rosicleide Barbosa, reforçou durante as discussões que desde a suspeita do caso de meningite, as equipes vão a campo para realizar a quimioprofilaxia.
“Com esse trabalho, conseguimos quebrar a cadeia de transmissão da doença. Nossas equipes atuam a qualquer momento quando surgem novos casos para dar resposta imediata. Quando o caso ocorre em escolas e creches, por exemplo, também já fazemos atualização vacinal no local”, pontuou.
Ao final dos trabalhos, o Ministério da Saúde também se reuniu com representantes das pastas municipal e estadual para mais encaminhamentos.
Veja também
Últimas notícias
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Homem morre afogado no Pontal de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Lula sanciona diretrizes do Orçamento com veto sobre Fundo Partidário
Franco da Rocha, Ponta Porã e João Pessoa têm ganhadores da Mega da Virada
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
