SSP apreende mais de 500 equipamentos sonoros em quase três anos
Programa Na Base do Sossego busca reduzir as ocorrências de perturbação do sossego
Criado no segundo semestre de 2021, o Programa Na Base do Sossego é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) de Alagoas que tem como objetivo prevenir e reprimir ilícitos relacionados à perturbação do sossego e poluição sonora no estado, com foco na região metropolitana de Maceió
Desde então, o programa já realizou 502 apreensões de equipamentos sonoros. Somente de janeiro a agosto de 2024, foram 190 apreensões em 53 operações realizadas nos municípios de Maceió, Marechal Deodoro, Paripueira e Coqueiro Seco e Santa Luzia do Norte.
O programa busca ampliar o atendimento e reduzir as ocorrências de perturbação do sossego com ações preventivas voltadas à conscientização da comunidade, além de promover ações de repressão qualificada aos infratores recorrentes. Para isso, são realizadas ações integradas de prevenção e repressão, envolvendo órgãos como a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar, o Ministério Público do Estado e o Conselho Comunitário de Segurança das Bases Comunitárias.
FOCO EDUCATIVO
O programa Na Base do Sossego acontece em duas fases: na primeira, preventiva, são entregues folhetos educativos em endereços alvos de denúncias de perturbação do sossego, promovendo assim uma conscientização sobre a importância de conhecer as leis que combatem este tipo de crime. Os agentes também aplicam um questionário e apresentam um relatório sobre a visita, que deve ser assinado a fim de comprovar que o cidadão foi devidamente orientado.
A segunda fase, repressiva e punitiva, acontece em casos de reincidência. São realizadas operações e apreensões dos equipamentos de som e a aplicação das penalidades pelo Juizado Criminal da Capital e Ministério Público.
Com isso, o coordenador do Na Base do Sossego e chefe de Articulação Política de Prevenção da SSP, tenente-coronel Iran Rêgo, explica que apesar do número expressivo de apreensões, o foco do programa não é recolher os equipamentos de som, mas orientar a população sobre a legislação em vigor.
“Todos os equipamentos apreendidos são de residências e estabelecimentos que, apesar de orientados sob o uso adequado a fim de não perturbar o sossego alheio, reincidiram na infração e, por consequência, sofreram as punições de acordo com a legislação”, explica o oficial.
Em casos de distúrbios da tranquilidade, os cidadãos têm à disposição o contato telefônico 190 para solicitar a intervenção da Polícia Militar. Este serviço é destinado a garantir a ordem pública quando o sossego é interrompido.
Últimas notícias
Homem é morto com quatro tiros, três na cabeça, no bairro Santa Amélia, em Maceió
Homem é assassinado com seis tiros na cabeça no bairro do Feitosa, em Maceió
Motociclista morre após colisão com carro em frente ao Mirante da Sereia, em Maceió
Briga entre irmãos termina em morte a facadas durante confraternização em Pilar
Recusa sexual termina com mulher agredida, enforcada e arrastada pelos cabelos em Feira Grande
Cão farejador localiza tabletes de maconha escondidos em terreno baldio em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
