Diretor do DMTT e estudantes da UFAL se reúnem para tratativas sobre o transporte no Campus
No encontro, foram destacadas as medidas tomadas pelo órgão para melhorar o atendimento aos estudantes
O diretor-presidente do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), André Costa, recebeu nesta quarta-feira (21) uma comitiva de estudantes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e o pró-reitor da instituição para tratar do serviço de transporte público no espaço do Campus. Foi a quarta reunião entre as partes, sendo a terceira na sede do DMTT, no Tabuleiro do Martins. No encontro, foram destacadas as medidas tomadas pelo órgão para melhorar o atendimento aos estudantes e demais frequentadores da universidade.
Uma das medidas apresentadas foi a integração temporal, que desde o dia 05 de agosto atende os estudantes de todas as instituições de ensino da Capital.
"Foi uma demanda que vínhamos tratando como prioridade para atender a todos e possibilitar assim que os alunos e alunas pudessem utilizar mais de um veículo em seus deslocamentos casa/instituição e instituição/casa, dentro de uma hora e meia sem precisar utilizar um segundo crédito do Passe Livre estudantil", destacou André Costa.
Falando especificamente dos estudantes da UFAL, com o início da integração temporal, o aluno que sai da região do Centro e pega o ônibus da linha 052 - Centro/ Eustáquio Gomes pode desembarcar nas proximidades do Hospital Universitário, por exemplo, e pegar uma das linhas que continuam entrando no Campus, sem utilizar mais um crédito estudantil.
Outra ação apresentada foi a evolução no serviço da linha 4000 - Circular UFAL, que começou a operar em 15 de julho, com um veículo e dentro do espaço do Campus.
Atualmente, a alimentadora conta com dois veículos atendendo entre 6h30 e 22h30 e tem o itinerário estendido para a área externa da instituição, com acesso aos pontos de ônibus localizados na Av. Lourival de Melo Mota. No total, a linha circular realiza 77 viagens diárias.
Com a integração temporal somada à linha 4000, o atendimento na região é, atualmente, de 406 viagens diárias, segundo dados do Sistema Municipal de Mobilidade Urbana (SMTU) do DMTT. O número supera as 295 viagens previstas para e informadas aos estudantes na última reunião, realizada no dia 02 de agosto.
Além das medidas envolvendo os ônibus, também foram destacadas a melhoria na iluminação dos abrigos e pontos de parada externos, realizada em conjunto com a Autarquia Municipal de Iluminação Pública (ILUMINA) e também a presença de equipes do órgão municipal, para melhorar a segurança dos alunos.
Definições
A reunião resultou em algumas deliberações, como o ajuste no horário dos ônibus que passam no horário noturno, para que os estudantes passem o mínimo de tempo possível nas paradas. A medida já vinha sendo atendida pelo órgão e ajustada de acordo com a necessidade. Para otimizar esse tópico, os estudantes realizarão uma pesquisa através de um questionário, que será elaborado com o auxílio do DMTT, para avaliar os principais horários de movimentação deles no Campus. A partir daí, será definido qual o ajuste necessário para o atendimento da demanda.
O DMTT também se comprometeu com a implantação de uma parada de ônibus em frente à Residência Universitária, outra solicitação dos estudantes para melhorar a questão da segurança, principalmente das mulheres. Outro ponto tratado na reunião e que o órgão já tem em andamento é a solicitação à empresa PRODATA o prazo para habilitação no sistema o acesso dos alunos aos créditos no cartão Vamu Escolar no validador dos ônibus. O órgão também enviará ofício à Secretaria Municipal De Segurança Comunitária E Convívio Social (SEMSC) e à Polícia Militar de Alagoas (PMAL), para o suporte da Guarda Municipal e dos militares na segurança do Campus.
Após eleições para escolher um novo Diretório Central de Estudantes (DCE), será agendada uma reunião com os novos representantes para tratar sobre a divulgação dos horários das linhas dentro do Campus.
Um grupo também será criado com membros do DCE, da instituição e também do DMTT, para tratar não somente de assuntos ligados ao transporte como outras temáticas e necessidades da comunidade universitária.
A equipe do SMTU também avaliará a circulação com excesso de passageiros nas Linhas 046 e 901, que ainda acessam o espaço da UFAL. Outro pleito dos estudantes, este a ser analisado, é o retorno das sete linhas ao espaço da UFAL no período noturno, após às 20 horas.
O Departamento realizará ainda uma ação para a confecção de cartões VAMU Escolar para os alunos que moram na Residência Universitária, beneficiando aqueles que ainda não possuem o documento.
Veja também
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
