Transporte

DMTT aumenta de 251 para 286 o número de viagens de ônibus que dão acesso ao Campus da Ufal

A medida consiste em dar aos alunos a opção de integrar nos ônibus das linhas que ainda têm acesso ao campus

Por 7Segundos, com Assessoria 30/07/2024 10h10
DMTT aumenta de 251 para 286 o número de viagens de ônibus que dão acesso ao Campus da Ufal
Oferta de ônibus que entram no campus da UFAL foi aumentada em 14% - Foto: Reprodução/Assessoria

O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió irá ampliar o número de viagens disponíveis para os estudantes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A medida tem como base a inclusão das cinco linhas que ainda têm acesso ao campus da instituição no sistema de integração temporal. Com a mudança, o número de viagens feitas passará de 251 para 286 por dia, o que corresponde a uma alta de 14% na oferta do serviço no espaço da universidade em comparação ao período anterior à greve da Instituição de Ensino.

A medida consiste em dar aos alunos a opção de integrar nos ônibus das linhas que ainda têm acesso ao campus usando um único crédito estudantil. São elas: 46 – Village Campestre II / Centro, 711 – Village Campestre II / Ponta Verde, 900 – Cruz das Almas / UFAL, 901 – Benedito Bentes / Eustáquio Gomes (Hospital Metropolitano), 903 – Benedito Bentes / Eustáquio Gomes (Village Campestre II).

Com isso, os estudantes que seguem destino UFAL e que utilizavam uma das sete linhas que deixaram de circular dentro do espaço da instituição poderão desembarcar no Hospital Universitário, por exemplo, e integrar com as cinco linhas que permanecem com acesso ao Campus. Além das cinco linhas, o estudante ainda tem a linha 4000 - Circular UFAL, que tem seu trajeto no interior da universidade.

André Costa, diretor-presidente do DMTT falou sobre a medida. “São mais viagens, o que entra em pontos solicitados pelos estudantes, de melhorar a oferta. Um exemplo é que com essa medida o estudante que antes pegava o ônibus da linha 052 - Eustáquio Gomes / Centro poderá desembarcar no ponto do Hospital Universitário e integrar com uma das cinco linhas que permanecem com seu trajeto passando pela UFAL”, destacou. “Há ainda a linha Circular UFAL, que faz o trajeto dentro da UFAL, sai para a Av. Lourival de Melo Mota, retorna na antiga rotatória da PRF e vai para o campus, passando pelo ponto do HU”, ressalta o titular da pasta.

É importante lembrar que o acesso à linha 4000 - Circular UFAL não tem cobrança de créditos estudantis e que o aluno pode utilizá-la quantas vezes precisar, indo inclusive de um ponto a outro da universidade. Implementada no dia 15 de julho, já no dia 16 o DMTT ampliou o trajeto, para que o veículo saísse do campus, dando assim mais opção para estudantes poderem acessar com segurança nos abrigos externos e acessibilidade. Já no dia 18 de julho, foi acrescentado mais um ônibus e o horário de circulação passou de 18h às 22h30 para 6h às 22h30.

“Não nos fechamos para conversas, ouvimos e buscamos ajustes que representem um ganho para os estudantes e que ao mesmo tempo não prejudique o tempo de viagem de usuários que não se destinam à UFAL”, pontuou André Costa. “Após uma reunião ampliamos o trajeto da linha 4000, incluímos mais um ônibus ao serviço e aumentamos o horário de circulação. Tudo devidamente pensado. Essa integração é mais uma medida para dar mais condições de mobilidade aos estudantes.”

Estrutura

Além das medidas tomadas em relação à linha 4000 e aos ônibus que passam pela UFAL, o DMTT atuou em parceria com a ILUMINA para melhorar a iluminação nos pontos e abrigos localizados próximo à universidade. “Essa foi mais uma ação para que os estudantes tivessem uma melhoria no serviço. Não só a linha, mas também os abrigos e o espaço que está sob a competência do município”, observou Glauco Oliveira, diretor do Sistema Municipal de Transportes Urbano (SMTU).