Hospital da Mulher realiza mais de 600 atendimentos oncológicos por meio do Plano Emergencial de Oncologia
Além de consultas, as mulheres assistidas tiveram acesso a exames, cirurgias e assistência psicológica
Em nove meses, o Hospital da Mulher (HM), situado em Maceió e vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), atendeu 619 mulheres através do Plano Emergencial de Oncologia. As pacientes recebem toda assistência, através do Sistema Único de Saúde (SUS), com consultas, exames laboratoriais, tomografia, mamografia, ultrassonografia, ecocardiograma, eletrocardiograma e acompanhamento psicológico.
A prioridade do Plano Emergencial de Oncologia é agilizar a assistência das pessoas acometidas por câncer, reduzindo o tempo entre o atendimento inicial e a cirurgia, respeitando o que preconiza o Ministério da Saúde (MS). De novembro do ano passado a agosto deste ano, o HM realizou 115 cirurgias oncológicas, sendo 24,15% para a retirada de tumores de mama, 15,22% de colo de útero, 14,44% de ovário e 12,07% de endométrio.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o Plano Emergencial de Oncologia inclui a triagem, consultas e exames de imagens nas unidades hospitalares pertencentes ao Estado. “São números que reforçam o comprometimento da gestão estadual em assegurar que os alagoanos tenham acesso a tratamentos de Alta Complexidade de forma célere e tecnicamente correta”, enfatiza o gestor estadual da saúde.
A médica oncologia Rafaella Toledo salienta que o grande foco do Hospital da Mulher é atender mulheres diagnosticadas com câncer de mama ou tumores ginecológicos que afetam o ovário, endométrio e o colo do útero. “Um ótimo exemplo é a nossa paciente Wilma Rejane, que entre o primeiro atendimento e a cirurgia de remoção de tumor no endométrio, durou em torno de 20 dias. Hoje ela está se recuperando bem e continua recebendo o acompanhamento necessário para finalizar o tratamento”, frisa.
Agilidade
Wilma Rejane, de 56 anos, relata que descobriu o câncer de endométrio após exames realizados no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), também vinculado à Sesau. A dona de casa foi encaminhada ao HM para receber atendimento oncológico, onde passou por consulta e exames complementares, realizando a cirurgia em seguida.
“Ao chegar no HM, fui atendida pelo doutor Igor, que solicitou exames e, logo depois, marcou o procedimento cirúrgico. Estou me recuperando bem e sou grata a cada profissional do Hospital da Mulher que me tratou com cuidado e acolhimento”, agradece Wilma Rejane.
Últimas notícias
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 40 milhões neste sábado (28)
Adolescente que fugiu de unidade socioeducativa é recapturado em Rio Largo
Segurança Cidadã identifica carregadores irregulares em postes de Maceió
Loja de celulares é alvo de furto durante a madrugada em Arapiraca
Mulher é denunciada por ameaçar dono de bar em Feira Grande
Homem é preso após invadir casa e dormir nu em cama de morador em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
