Copa do Mundo: veja quais países vão sediar as edições de 2030 e 2034
Com inovação e pela primeira vez na história, seis países terão jogos em 2030; edição de 2034 será definida em breve
A Copa do Mundo de 2026 tem a sua sede definida, Estados Unidos, México e Canadá. A competição será disputada no meio do ano, com a promessa de um grande espetáculo.
Vale destacar que a expectativa pela Copa é sempre alta entre os que fazem palpites em futebol e torcedores do mundo todo ficarem de olho em cada confronto.
Mesmo antes de acontecerem os jogos nos países da América do Norte, a Federação Internacional de Futebol, Fifa, já pensa nas próximas edições, com 2030 prometendo fazer história pela inovação, e 2034 pelo investimento na estrutura.
No caso da Copa do Mundo de 2030, haverá um formado inédito, já que será disputada em três continentes. Espanha, Portugal e Marrocos, países vizinhos, vão se dividir como sede, mas a abertura será realizada em Montevidéu, no Uruguai.
A decisão veio para homenagear a primeira edição, que foi disputada no local em 1930. Além disso, Argentina e Paraguai também vão receber jogos da primeira fase, completando assim seis países recebendo a competição.
Já para a Copa do Mundo de 2034, a Austrália retirou a sua candidatura e, com isso, a Arábia Saudita é a única candidata. Ainda não foi confirmada como a sede, mas com a desistência dos australianos e a não confirmação de proposta da Oceania e Ásia, tudo indica que os árabes ficarão com a competição.
Processo de escolha das sedes
Para escolher o país sede de uma Copa do Mundo não existe um prazo certo, mas a Fifa busca realizar o processo seis anos antes do evento para que o país sede tenha tempo para se organizar.
Dessa forma, o primeiro passo é que a pré-candidatura seja feita pelos interessados. Após isso, existe um prazo para enviarem a proposta oficialmente, com a Fifa analisando cada uma posteriormente. Seguindo regras pré-definidas, a Federação Internacional de Futebol faz a sua escolha, sempre de olho na segurança, turismo e qualidade dos estádios.
Até hoje, cinco países foram sedes mais de uma vez: Brasil, Alemanha, França, Itália e México. No caso dos brasileiros, o evento foi realizado em 1950 e 2014.
Como será o novo formato da Copa do Mundo?
A partir da próxima edição, a Copa do Mundo terá mudanças: serão 48 seleções, resultando em 104 partidas. Dessa forma, haverá 12 grupos com quatro seleções cada e, após três rodadas, os dois primeiros de cada chave se juntam aos oito melhores terceiros colocados e vão para mata-mata.
Em jogo único desde então, quem perder está fora, mas os vencedores avançam para as oitavas de finais. A partir daí, o sistema é o mesmo do atual. Portanto, os finalistas agora disputam oito jogos e não sete, como nas últimas edições.