Trânsito

Detran Alagoas e UFAL avançam na 2ª etapa do Projeto Multiplicadores

Detran Alagoas e UFAL avançam na 2ª etapa do Projeto Multiplicadores, formando futuros educadores para o trânsito

Por 7Segundos, com Ascom 30/08/2024 15h03 - Atualizado em 30/08/2024 15h03
Detran Alagoas e UFAL avançam na 2ª etapa do Projeto Multiplicadores
Com atividades semestrais, o curso tem alcançado estudantes universitários, que ao final do “Multiplicadores” são responsáveis pela elaboração de instrumentos educativos - Foto: Fotos: Dimitria Pimentel / Ascom Detran

Quem compartilha multiplica. O ponto de partida do projeto “Multiplicadores da Educação para o Trânsito” é maximizar o alcance dos conhecimentos sobre boas práticas no trânsito. Para isso, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) iniciaram, nessa quinta-feira (29), a segunda etapa da edição 2024. Em cinco anos, de 2019 até 2023, 557 estudantes e pessoas interessadas na temática do trânsito se formaram no curso.



O projeto forma uma rede de profissionais e estudantes capacitados em promover a educação no trânsito, abordando assuntos relevantes que vão além das ações convencionais, e incluindo intervenções nas comunidades e desenvolvimento de projetos temáticos. A primeira etapa deste ano foi realizada nos meses de janeiro e fevereiro; já a segunda segue até 26 de setembro, com cinco encontros no total.



As aulas, realizadas na UFAL, são destinadas para os estudantes de Geografia e Pedagogia. Apesar de ser direcionado aos universitários, o curso também pode ser acompanhado, de forma online, por outros educadores e profissionais que atuam com o trânsito. Parte dos estudantes assiste às aulas na universidade e os outros numa transmissão ao vivo pelo Youtube do Detran Alagoas.



O subchefe de Educação para o Trânsito do Detran, Ricardo Couto, destacou a importância dessa formação na universidade. "O Código de Trânsito Brasileiro prevê que todos os órgãos de trânsito, incluindo o Detran, devem fomentar a educação para o trânsito em todos os níveis. O acordo de cooperação técnica que temos com a UFAL é essencial, pois estamos formando futuros professores que levarão esse conhecimento para a rede de ensino. Essa é uma das iniciativas de um projeto de descentralização mais abrangente promovido pelo Detran”, explicou.

Com atividades semestrais, o curso tem alcançado estudantes universitários, que ao final do “Multiplicadores” são responsáveis pela elaboração de instrumentos educativos que farão parte do acervo pedagógico das atividades educativas de trânsito. Ao todo, o projeto já impactou mais de 4 mil alunos do ensino infantil ao médio. Tendo levado ações para mais de 100 instituições de ensino, o projeto segue formando multiplicadores comprometidos com a educação para o trânsito, fortalecendo a cultura de segurança nas comunidades onde atuam.



Para o estudante do 3º período de Geografia Adriano Santos, a iniciativa impacta não só os estudantes, mas também suas famílias: "É muito importante essa sensibilização com os estudantes do ensino superior, pois eles são os futuros professores que irão transformar a sociedade junto aos jovens”.



Paula Carnaúba, coordenadora de Educação do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte), foi a primeira palestrante da segunda etapa e reforçou a importância do projeto.



"Os jovens profissionais são motivados e receptivos, e o formato colaborativo e prático do curso atrai ainda mais esses futuros educadores. Foi muito gratificante e é muito importante essa sensibilização junto com esses estudantes do ensino superior, porque eles são os futuros professores e os sensibilizadores que irão fazer essa transformação junto dos jovens na sociedade”, ressaltou.