Detran Alagoas e UFAL avançam na 2ª etapa do Projeto Multiplicadores
Detran Alagoas e UFAL avançam na 2ª etapa do Projeto Multiplicadores, formando futuros educadores para o trânsito
Quem compartilha multiplica. O ponto de partida do projeto “Multiplicadores da Educação para o Trânsito” é maximizar o alcance dos conhecimentos sobre boas práticas no trânsito. Para isso, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) iniciaram, nessa quinta-feira (29), a segunda etapa da edição 2024. Em cinco anos, de 2019 até 2023, 557 estudantes e pessoas interessadas na temática do trânsito se formaram no curso.
O projeto forma uma rede de profissionais e estudantes capacitados em promover a educação no trânsito, abordando assuntos relevantes que vão além das ações convencionais, e incluindo intervenções nas comunidades e desenvolvimento de projetos temáticos. A primeira etapa deste ano foi realizada nos meses de janeiro e fevereiro; já a segunda segue até 26 de setembro, com cinco encontros no total.
As aulas, realizadas na UFAL, são destinadas para os estudantes de Geografia e Pedagogia. Apesar de ser direcionado aos universitários, o curso também pode ser acompanhado, de forma online, por outros educadores e profissionais que atuam com o trânsito. Parte dos estudantes assiste às aulas na universidade e os outros numa transmissão ao vivo pelo Youtube do Detran Alagoas.
O subchefe de Educação para o Trânsito do Detran, Ricardo Couto, destacou a importância dessa formação na universidade. "O Código de Trânsito Brasileiro prevê que todos os órgãos de trânsito, incluindo o Detran, devem fomentar a educação para o trânsito em todos os níveis. O acordo de cooperação técnica que temos com a UFAL é essencial, pois estamos formando futuros professores que levarão esse conhecimento para a rede de ensino. Essa é uma das iniciativas de um projeto de descentralização mais abrangente promovido pelo Detran”, explicou.
Com atividades semestrais, o curso tem alcançado estudantes universitários, que ao final do “Multiplicadores” são responsáveis pela elaboração de instrumentos educativos que farão parte do acervo pedagógico das atividades educativas de trânsito. Ao todo, o projeto já impactou mais de 4 mil alunos do ensino infantil ao médio. Tendo levado ações para mais de 100 instituições de ensino, o projeto segue formando multiplicadores comprometidos com a educação para o trânsito, fortalecendo a cultura de segurança nas comunidades onde atuam.
Para o estudante do 3º período de Geografia Adriano Santos, a iniciativa impacta não só os estudantes, mas também suas famílias: "É muito importante essa sensibilização com os estudantes do ensino superior, pois eles são os futuros professores que irão transformar a sociedade junto aos jovens”.
Paula Carnaúba, coordenadora de Educação do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte), foi a primeira palestrante da segunda etapa e reforçou a importância do projeto.
"Os jovens profissionais são motivados e receptivos, e o formato colaborativo e prático do curso atrai ainda mais esses futuros educadores. Foi muito gratificante e é muito importante essa sensibilização junto com esses estudantes do ensino superior, porque eles são os futuros professores e os sensibilizadores que irão fazer essa transformação junto dos jovens na sociedade”, ressaltou.
Últimas notícias
Deputados Leonam e Fernando Pereira votam contra aumento do ICMS em Alagoas
Moraes concede prisão domiciliar humanitária a Augusto Heleno
ALE aprova 14º salário para servidores da Educação em Alagoas
Capotamento deixa dois feridos no distrito Cana Brava, em São Sebastião
Leonardo Dias cobra aplicação de lei após pichação da Associação Comercial
Ações da Havaianas caem na bolsa em meio à polêmica política
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
