Saúde

Saúde da Gente disponibiliza inserção de DIU

Dispositivo Intrauterino é um método contraceptivo realizado pelo programa

Por 7Segundos, com Ascom 30/08/2024 15h03 - Atualizado em 30/08/2024 16h04
Saúde da Gente disponibiliza inserção de DIU
Método contraceptivo é oferecido no Saúde da Gente. - Foto: Ascom

Entre os diversos serviços disponibilizados pelo programa Saúde da Gente, da Secretaria de Saúde de Maceió, está a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU). Funcionando há dois anos na frente de Saúde da Mulher, o serviço gratuito é um método contraceptivo de alta eficácia e longa duração, que pode ser uma alternativa reversível para quem deseja engravidar no futuro.

A mulher que deseja realizar o procedimento, que é realizado na própria tenda do Saúde da Gente, é necessário fazer uma consulta prévia com o ginecologista, que vai solicitar exames como citologia, ultrassom transvaginal e o Beta HCG, caso a usuária não esteja menstruada, para confirmar se a mulher está apta a realizar o procedimento. A inserção normalmente dura cerca de 10 a 20 minutos.

Além da inserção de DIU no Saúde da Gente, o público feminino também conta com outros serviços de saúde como consultas clínicas, ginecológicas e de enfermagem, além de exames de citologia, ultrassom, laboratoriais, solicitação de mamografia, atendimento psicológico, orientações sobre pré-natal, planejamento reprodutivo e familiar.

Para ter acesso aos serviços de saúde, incluindo a inserção de DIU, as mulheres devem apresentar um documento com o número do CPF e o cartão do SUS. O atendimento acontece das 8h às 20h.

Além do Saúde da Gente, as mulheres que desejam fazer a inserção de DIU também encontram o serviço em 10 Unidades de Referência da capital como as USs Osvaldo Brandão (Ponta da Terra); Roland Simon (Vergel do Lago); João Sampaio (João Sampaio); Paulo Leal (Feitosa); Hamilton Falcão (Benedito Bentes); Frei Damião (Benedito Bentes); Walter Moura de Lima (Santa Amélia); Sérgio Quintela (Santa Lúcia); José Pimentel Amorim (Salvador Lyra); e a UDA Prof. Gilberto de Macedo (Ufal).